Mercado Financeiro

Veja o desempenho de exportação das carnes nos 1º dias úteis de novembro

Desempenho exportador das carnes nos primeiros nove dias úteis de novembro de 2020

Embora tenham apresentado ligeira queda de ritmo em relação à semana inicial do mês (redução à primeira vista contábil, não necessariamente física), as exportações das três carnes continuam apresentando bom andamento – ainda que as carnes bovina e de frango continuem com preços médios negativos em relação a novembro de 2019.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Em termos relativos, o melhor desempenho continua sendo o da carne suína, cujo preço médio no mercado internacional – a despeito da desvalorização da moeda brasileira – permanece mais de 6% superior ao de um ano atrás. E como os embarques diários aumentaram perto de 60%, a receita cambial daí decorrente sinaliza aumento anual em torno de 65%.

A carne bovina apresenta índices de incremento mais moderados: de perto de 25% no volume médio diário e (também pela média diária) de quase 13% na receita cambial, além de enfrentar redução de 9,21% no preço médio do mês (comparativamente a novembro de 2019).

Receita de Cupim na Panela de Pressão

Mas como seus embarques e seus preços correspondem a mais do dobro dos embarques e do preço da carne suína, a carne bovina vem sendo a principal contribuinte da receita cambial das carnes: por ora, 54% da receita total das três carnes, enquanto as carnes de frango e suína respondem por, respectivamente, 31% e 15% do total.

A carne de frango é a que segue com maior perda de preço: queda de mais de 17% nos primeiros nove dias úteis (ou primeira quinzena) de novembro em comparação ao mesmo mês do ano passado. Mas tende a um significativo avanço no volume – tanto em relação ao mês anterior, quanto a novembro de 2019. Sinaliza, porém, nova redução anual (-2,04%) na receita cambial.

Por Avisite

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

peixe br
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo