Notícias

Veja o clima no Brasil no verão 2020/2021

Como ficará o Clima no Brasil no verão 2020/2021? O verão 2020/20121será com influência do fenômeno La Niña como moderada a forte intensidade

Como ficará o Clima no Brasil no verão 2020/2021? O verão 2020/20121será com influência do fenômeno La Niña como moderada a forte intensidade

Mesmo assim, as precipitações sobre o Brasil não vão sentir os efeitos clássicos do fenômeno La Niña, que é a situação onde as águas do oceano Pacífico Equatorial Central ficam com temperatura abaixo do normal.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Os efeitos clássicos do fenômeno La Niña no Brasil são redução da chuva na Região Sul do Brasil, aumento da chuva na porção ao norte da Região Norte e do Nordeste. No Sudeste e Centro-Oeste, a La Niña também tende a facilitar as convergências de umidade que estimulam a chuva.

Janeiro 2021

O mês de janeiro tem médias climatológicas de chuva bastante elevadas em quase todo o Brasil. Janeiro é considerado um dos meses mais chuvosos em quase todo o país.

Para janeiro de 2021, a previsão é de que a chuva fique acima da média climatológica no Rio Grande do Sul, no sul e leste de Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no estado do Rio De Janeiro, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas Gerais. Janeiro de 2020 também deve ter mais chuva do que o normal no Amazonas, no Pará, em Roraima e no Amapá.

Toda a Região Nordeste, o Tocantins, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Goiás, a região do Distrito Federal e também Santa Catarina e Paraná devem ter um janeiro com menos chuva do que o normal.

Fevereiro 2021

A chuva de fevereiro de 2021 deve ficar dentro da média climatológica em praticamente toda a Região Sul. O sul gaúcho poderá ter deficiência de chuva neste mês. No sul e leste de Mato Grosso do Sul, São Paulo, o estado do Rio de Janeiro, a região do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas Gerais são áreas onde também deve chover mais do que a média normal em fevereiro de 2021. Também pode chover um pouco além do normal no sul de Mato Grosso do Sul. A chuva também fica acima do normal no Amazonas, em Roraima, no oeste do Pará e no Amapá.

Em Rondônia, no oeste e sul de Mato Grosso, no sul de Goiás, em todo o centro-norte e leste de Minas Gerais, incluindo o Pantanal, a chuva de fevereiro deve ficar dentro da média climatológica

Fevereiro terá deficiência de chuva no centro-norte e leste de Mato Grosso, em quase todas as áreas de Goiás, no Distrito Federal, no Pará, no Tocantins e em todo o Nordeste.

A maior deficiência de chuva deve ser sentida na faixa norte do país. Áreas como a região de Macapá e de Belém, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, onde normalmente fevereiro é um mês de muita chuva, vão ter grande deficiência de chuva em fevereiro de 2021

Março 2021

A chuva de março de 2021 é que deverá surpreender em grande parte do país, pela quantidade volumosa em algumas áreas e pela grande deficiência em outras.

A previsão da Climatempo é de que a chuva de março de 2021 fique muito abaixo da média normal novamente na faixa norte do país. Esta deficiência deve ser notada em áreas como a região de Macapá e de Belém, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

É importante lembrar que em uma situação normal, março é o pico do período chuvoso em todas estas regiões. Mas para março de 2021, a previsão é de grande deficiência de chuva nestas áreas no extremo norte do Brasil, situação que se repetirá pelo segundo mês consecutivo. As demais áreas do Nordeste também devem terminar o mês com menos chuva do que a média climatológica.

Em março de 2021 também deve chover menos do que a média normal para o mês em Minas Gerais, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em Goiás, no Distrito Federal, no centro-sul do Tocantins.

Na região do sul do Amazonas, Acre, Rondônia, em praticamente todo o Mato Grosso, no sul de Goiás, em quase todo o estado de São Paulo, na maioria das áreas do Rio Grande do Sul e no centro-leste de Santa Catarina, a chuva de março de 2021 deve ficar dentro dos valores médios.

No leste do Rio Grande do Sul, no sul e leste de Santa Catarina, no Paraná, no oeste de São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no centro-norte do Amazonas, em Roraima e no centro-norte do Amapá, março de 2021 terá mais chuva do que o normal para o mês.

Por Climatempo

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo