O quadro permanece o mesmo de meses anteriores, com os três estados do Sul liderando as atividades exportadoras, respondendo por 80% do volume embarcado e gerando, praticamente, o mesmo índice de receita cambial.
Estranhos ao setor sem dúvida estranharão o fato de, frente a uma redução nacional de volume de apenas 1% nesses 11 meses, Santa Catarina vir registrando queda de 25%, enquanto aumentos superiores a 30% são apontados em UFs como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Tanto aumentos como reduções – é sempre oportuno explicar – são apenas contábeis, resultando de uma confusa sistemática de apropriação de dados ocorrida no biênio 2018/19, período de transição (e adaptação) da SECEX do MDIC para o ME.
Prova disso é encontrada na atual participação de Santa Catarina no total exportado pelo Brasil: 23,46%. Pois esse índice é praticamente o mesmo de 2017, ano em que as exportações catarinenses responderam por 23% do total exportado naquele ano. Em 2018 e 2019 essa participação girou em torno de 30% do total, revelando distorção na contabilização dos dados.
Por Avisite
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
Atenção! Pessoas que possuem alergia a cachorros, saiba que a raça Yorkshire Terrier é perfeita…
O início de abril trouxe um ambiente desafiador para os preços do milho no Brasil,…
A semana de 07 a 14 de abril apresenta previsão de chuva concentrada em grande…
Receita das vendas no mercado do suíno atinge alta de 44,2%, confira a seguir mais…
Receita das vendas internacionais cresce 18,5% no mês, veja mais informações a seguir As exportações…
As últimas semanas têm sido de forte turbulência para o mercado global de soja. Os…
This website uses cookies.