Mercado FinanceiroNotícias

Veja as UFs exportadoras de carne de frango nos 11 primeiros meses do ano

Na tabela abaixo a situação de 22 Unidades Federativas brasileiras que exportaram carne de frango entre janeiro e novembro de 2020

Na tabela abaixo a situação de 22 Unidades Federativas brasileiras que exportaram carne de frango entre janeiro e novembro de 2020

O quadro permanece o mesmo de meses anteriores, com os três estados do Sul liderando as atividades exportadoras, respondendo por 80% do volume embarcado e gerando, praticamente, o mesmo índice de receita cambial.

Estranhos ao setor sem dúvida estranharão o fato de, frente a uma redução nacional de volume de apenas 1% nesses 11 meses, Santa Catarina vir registrando queda de 25%, enquanto aumentos superiores a 30% são apontados em UFs como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Tanto aumentos como reduções – é sempre oportuno explicar – são apenas contábeis, resultando de uma confusa sistemática de apropriação de dados ocorrida no biênio 2018/19, período de transição (e adaptação) da SECEX do MDIC para o ME.

Prova disso é encontrada na atual participação de Santa Catarina no total exportado pelo Brasil: 23,46%. Pois esse índice é praticamente o mesmo de 2017, ano em que as exportações catarinenses responderam por 23% do total exportado naquele ano. Em 2018 e 2019 essa participação girou em torno de 30% do total, revelando distorção na contabilização dos dados.

Por Avisite

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

ABRALEITE
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo