Mas, sabe-se, foi uma trégua absolutamente efêmera, pois bastou a primeira semana de março para que acumulasse alta de cerca de 6% em relação aos dois meses anteriores.
Essa passageira estabilização em nada alterou o fato de que nos últimos 12 meses o preço do milho aumentou mais de 60%, enquanto na vigência do real (isto é, desde meados de 1994) acumula variação próxima de 1.030%, bem acima da inflação que (aqui medida pelo IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas) situou-se em 877%.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Quem mais padece com a explosão de preço do milho é o ovo que, à primeira vista, obteve ganho excepcional em fevereiro, já que o preço médio do mês foi mais de um terço superior ao de janeiro. Mas esse incremento resultou, muito mais, do baixo preço de janeiro. Tanto que, em 12 meses, a valorização do ovo não chega a 23%, ficando abaixo da inflação do período, já próxima de 30%.
Conheça raças brasileiras de cães para pastoreio
Pior, porém, é o acumulado na vigência do real. Pois desde meados de 1994 o preço do ovo foi corrigido em pouco mais de 500%, índice que corresponde a menos da metade da correção de preços do milho.
Já o frango vivo, comparativamente à inflação, teve bom desempenho mensal e anual., mas continua aquém do índice inflacionário acumulado na vigência do real. Porém, em relação ao milho, permanece com os preços à distância, tanto em relação a fevereiro de 2020 como em relação ao acumulado nos quase 27 anos de vigência do atual padrão monetário brasileiro.
Fonte: Avisite
AGRONEWS – Informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.