VBP do frango em 2022 pode aumentar cerca de 10% em relação ao previsto

Trata-se, apenas, de uma primeira projeção para o próximo ano, portanto sujeita a inúmeras alterações, conforme se comporte o mercado de proteínas animais, a inflação e os custos e, inclusive, o câmbio. De toda forma, é no frango que estão depositadas as expectativas de maior expansão no Valor Bruto da Produção Agropecuária em 2022

Partindo de uma estimativa de R$107,715 bilhões em 2021, nesta primeira projeção a Secretaria de Política Agrícola do MAPA sinaliza, para o frango, VBP de pouco mais de R$118 bilhões no ano que vem, o que representa aumento próximo de 10%.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Entre os cinco produtos avaliados – boi, suíno, frango, leite e ovos – é a maior expansão ora prevista, seguida de perto pelo VBP do leite, que tende a um aumento de 8,75%, enquanto para suínos e ovos são apontados aumentos inferiores a 1%. Pior, no entanto, é o que está sendo apontado para os bovinos, cujo VBP pode recuar cerca de 8%.

Ressalte-se, de toda forma, que tais projeções se baseiam na situação atual. Assim, as próximas estimativas podem apresentar alterações radicais. Aliás, o melhor exemplo vem do próprio boi: em outubro seus preços retrocederam ao menor patamar do ano; já em novembro corrente tende a alcançar um dos melhores resultados de 2021. E isto deve alterar de forma significativa as próximas projeções.

Por Avisite

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite

Na zona rural de Cuiabá, um Brasil que poucos veem pulsa com força e resiliência.…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização

Safra atual avança no ritmo das oportunidades, enquanto incertezas freiam negociações antecipadas da próxima temporada…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!

As exportações de carne suína alcançaram em abril de 2025 patamares impressionantes, confirmando o vigor…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Soja em Mato Grosso: avanço expressivo nas vendas da safra 2024/25 aquece o mercado

O mercado de soja em Mato Grosso apresentou um avanço relevante em abril de 2025,…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preço do leite em Mato Grosso segue trajetória de alta e se aproxima de picos históricos, confira!

O setor leiteiro mato-grossense segue em franca recuperação de preços, consolidando, em março de 2025,…

2 dias ago
  • Notícias

Atenção produtor! Vazio sanitário da soja inicia em junho

Vazio sanitário da soja começa em junho. Medida combate a ferrugem asiática. Calendário com os…

3 dias ago