Vacinação contra febre aftosa segue até dia 31 de novembro

Segue até o próximo dia 31 de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

 

Nesta etapa, aproximadamente 13,6 milhões de bovinos e bubalinos, de até 24 meses de idade, deverão ser vacinados em Mato Grosso. De acordo com o presidente do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Duarte Soares, este é um momento muito importante para o setor produtivo, haja vista as conquistas nos últimos anos.

“A conquista de mercados para os nossos produtos foi graças ao reconhecimento desse trabalho, exportamos para mais 150 países. E os índices de vacinação mostram o comprometimento da defesa agropecuária e da responsabilidade do setor produtivo”, afirmou o presidente, durante o lançamento oficial da campanha realizado no último dia 30, em Rondonópolis.

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), Daniella Bueno, lembra que após a imunização do rebanho, o produtor deve fazer a declaração da vacinação com a contagem dos animais por idade e sexo, juntamente da Nota Fiscal da compra das vacinas e apresentar no Indea do seu município, até o dia 10 de dezembro.

No entanto, as propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense é obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos, de mamando a caducando. O prazo é de 1º de novembro a 15 de dezembro para vacinar e comunicar a vacinação junto ao Indea.

A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Um trabalho conjunto entre os membros da cadeia produtiva e o governo federal colocou em andamento o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê a implementação de ações para a retirada da vacinação até 2023. O Brasil foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como país livre de febre aftosa com vacinação em maio deste ano.

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996. Conforme o PNEFA, a última vacinação a ser realizada em Mato Grosso será em maio de 2021, porém já em 2019 cerca de 300 mil animais terão a última vacinação. “Estamos caminhando para a retirada da vacinação, mas até lá nós temos que continuar com os índices de vacinação acima de 99% para darmos garantia ao mercado exportador de que somos livres da doença e competentes no que fazemos”, explicou a presidente do Indea.

BRUCELOSE – O produtor pode aproveitar o manejo do rebanho para vacinar as fêmeas com idade de 03 a 08 meses contra brucelose. A segunda etapa da campanha teve início em 1º de julho e vai até 31 de dezembro. A vacinação precisa ser feita uma única vez. A comunicação deve ser feita até o dia 10 de janeiro de 2019, nos escritórios do Indea. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 08 meses. As bezerras vacinadas com RB51 deverão receber a marca com a letra “V”, no lado esquerdo da cara. Já as bezerras vacinadas com B19 deverão receber a marca do algarismo final do ano da vacinação, por exemplo: “8”, último dígito do ano 2018. A vacinação deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão. (Com informações do Indea)

 

Fonte: Assessoria Acrimat

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

5 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

9 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

10 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

10 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

13 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

14 horas ago