Para se ter os melhores resultados com o uso de adubos e fertilizantes é preciso saber a utilização correta deles.

Isso pode fazer com que o produtor aumente a capacidade produtiva da sua área sem desmatar. Ao invés de ter uma vaca por hectare, ele pode chegar a 10, no mesmo espaço, o que consequentemente aumenta a produção de leite, passando de 5 litros para 100 litros.

Saber manejar o solo e o fertilizante, é saber otimizar o espaço e o produto, como exemplo podemos citar a aplicação do adubos em períodos muito quentes, isso pode trazer prejuízos consideráveis, pois o produto não será absorvido pela planta. Agora se o produto é jogado em períodos em que há umidade na área é adequada, o resultado é positivo. O fertilizante é muito importante na produção agrícola e pecuária, porém é essencial que se saiba utilizá-lo da maneira correta para garantir a sua potencialidade. O ideal é que o produtor rural procure o auxílio de um especialista, que fará a análise das condições do solo e indicará a formulação correta para a aplicação.

Diante das necessidades da área será possível orientar quanto ao melhor adubo para ser aplicado, tendo sempre em vista o custo x benefício do investimento. Essa medida é importante para garantir a escolha correta do fertilizante levando-se em consideração os tipos de produtos disponíveis no mercado, entre eles podemos citar os adubos de varreduras, que apresentam em sua composição taxas interessantes de NPK e outros micronutrientes. Isso contribui para o aumento da produtividade em quantidade, qualidade e rentabilidade.

Adubo de Varredura

Os produtores atuais já sabem da importância do uso de fertilizantes, mas devem sempre se atualizar e buscar mais informações a respeito da nutrição do solo, pois existem soluções inovadoras para atender as suas necessidades. Procurar utilizar o manejo adequado da área destinada à pastagem, otimizando a lavoura, fertilização e correção do solo. A tecnologia disponível, os estudos aprimorados e as pesquisas científicas, estão aí para contribuir com o melhor resultado na produção rural e tudo isso com a preocupação em preservar o Meio Ambiente.

Veja também  Terminação Intensiva à Pasto (TIP) oferece bons resultados com menos custos ao pecuarista

 


Dorival CostaDORIVAL PEREIRA BORGES DA COSTA é Zootecnista pela Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

 

Quer saber mais sobre nutrição do solo?

acesse: www.arvorearfert.com.br ou entre em contato (65) 99696-3126

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.