Entidade afirma que o programa de biocombustíveis irá destravar investimentos
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) voltou a defender nesta sexta-feira, 12 de maio, o RenovaBio, programa capitaneado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) voltado à expansão dos biocombustíveis no País.
Em nota, a entidade destacou que a iniciativa destravará os investimentos em capacidade produtiva do setor sucroenergético, chegando em 2030 com 54 bilhões de litros de etanol, praticamente o dobro ante o fabricado atualmente. “Não se trata de subsídios, mas sim de uma política baseada em emissões que impulsionará o avanço da indústria. É por meio de mecanismos claros e previsíveis que poderemos retomar o crescimento”, disse no comunicado o diretor-executivo da associação, Eduardo Leão.
Segundo a Unica, o RenovaBio, após a consulta pública no primeiro trimestre, está agora prestes a ser avaliado pelo Conselho Nacional de Energia (CNPE) e ser transformado em proposta de resolução. Após isso, no segundo semestre, deverá tramitar no Congresso Nacional.
Leão explica que o projeto ainda passará por muitas aprovações, mas sua estrutura está pautada em mandatos de emissões anuais e na intensidade carbônica dos diferentes combustíveis utilizados em motores de veículos leves (Ciclo Otto), deliberados pelo governo gradualmente.
Do lado dos produtores, a ideia é de que as usinas recebam certificados que garantam produção eficiente, criando incentivos para sustentabilidade e inovação. “É um sistema inspirado em modelos similares, como o do Estado da Califórnia e do Programa ‘Renewable Fuel Standard’ (RFS), nos Estados Unidos, ou da Diretiva sobre Energia Renovável (RED), na União Europeia (UE)”, acrescentou.
Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.