Touro Wagyu do Haras Rancho Tokarski conquista Campeonato Nacional

Criado no Haras Rancho Tokarski, no Distrito Federal, o touro RTOW 11 MIAZAKI TE – 5941 foi o grande campeão dos machos no Campeonato Nacional das Raças Wagyu na 51ª edição da tradicional Exposição Municipal Agropecuária e Industrial de Avaré (Emapa), realizado na Estância Turística de Avaré, em São Paulo.

O animal tem pouco mais de quatro anos e sagrou-se vencedor frente a outros sete touros, provenientes de tradicionais produtores brasileiros. “Com apenas 12 meses ele já havia tinha recebido o título de Reservado Grande Campeão e agora tornou-se campeão. Ou seja, ele estava destinado a sagrar-se vitorioso. Por isso, já estamos negociando além de seus descendentes, também seu sêmen”, ressalta a veterinária Sarah Rocha, responsável pelos rebanhos há oito anos. Esta não é a primeira vez que um animal do haras é premiado. Em 2016, a Wagyu Angélica Elka superou 150 animais na Exposição Agropecuária de Maringá, Paraná, tornando-se a grande campeã nacional do ano.

Dra. Sarah e o Touro Wagyu – RTOW 11 MIAZAKITE – 5941 – Haras Rancho Tokarski

O gado Wagyu reconhecidamente produz a melhor carne do mundo. A maciez e o sabor inigualável dos cortes que derretem na boca graças ao marmoreio da carne, conquistam cada vez mais entusiastas. Como se não bastasse, ainda é mais saudável que as demais, com gorduras não-saturadas e rica em ômega-3 e ômega-6. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Wagyu, o rebanho dessa raça no Brasil soma 7 mil exemplares puros de origem e 40 mil, considerando os cruzamentos.

O Haras Rancho Tokarski aposta nesta raça desde 2014. Para chegar à excelência, foi necessário muito investimento genético e cuidados especiais durante todas as fases de crescimento dos animais. O resultado é um plantel de qualidade e premiado. De acordo com a veterinária, por ser considerado um gado mais rústico, a raça se adaptou muito ao Planalto Central, sem apresentar qualquer problema relacionado ao clima do cerrado ou debilidade a doenças locais.

Além de estar voltado para reprodução, o haras também produz animais para abate, já que o mercado para as carnes premium está em franca expansão. A estimativa é um aumento de aproximadamente 20% no consumo deste produto nos próximos anos. A expectativa deve-se à exigência dos consumidores que priorizam a qualidade em detrimento da quantidade, mesmo que custe um pouco mais caro. “Na pecuária tradicional, o gado é criado solto, no pasto, e alcança o acabamento ideal para abate entre três e quatro meses. Já o Wagyu, precisa de 12 a 18 meses de confinamento para produzir o marmoreio tão característico. Mantemos uma alimentação balanceada, com milho, soja e feno. As reses ficam presas em piquetes de até um hectare, com muita sombra e água fresca. Movem-se muito pouco e não criam músculos, o que possibilita a concentração de gordura, assegurando as características peculiares da carne”, ressalta a dra. Sarah.

Sobre o Haras Rancho Tokarski

Fundado em 1991, pelo farmacêutico Rogério Tokarski, o Haras Rancho Tokarski está localizado no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina-Distrito Federal. Nos 180 hectares da propriedade são criados cavalos árabes, bovinos wagyu e ovinos das raças Santa Inês Dorper e White Dorper. O rancho já conquistou premiações para exemplares das espécies criadas no local.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Goiás e Rede ILPF assinam acordo para fortalecer o Sistema ILPF no estado
  • Notícias

Goiás e Rede ILPF assinam acordo para fortalecer o Sistema ILPF no estado

A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…

3 horas ago
  • Notícias

1ª Feira da Agricultura Familiar do Vale do Rio Cuiabá acontece neste sábado(05)

Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…

4 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Dólar forte sustenta preços, mas mercado do algodão segue atento às incertezas econômicas globais

Exportação em Mato Grosso, valorização impulsionada pelo dólar contrasta com queda mensal das paridades As…

14 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Soja: prêmios caem na semana, mas acumulam alta expressiva no ano

No mercado da soja, desvalorização semanal nos portos de Santos e Paranaguá contrasta com forte…

1 dia ago
  • Dicas de Especialistas
  • Embrapa
  • Notícias

Tecnoshow Comigo: Embrapa vai participar com lançamentos e inovações para os sistemas agrícolas

Durante a Tecnoshow Comigo 2025, a ser realizado entre 07 a 11 de abril de…

1 dia ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Boi: Mato Grosso bate recorde no abate de bovinos e amplia participação no cenário nacional

Crescimento expressivo impulsiona setor e reforça protagonismo do estado na pecuária brasileira A pecuária registrou…

1 dia ago