Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
16 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
vazio sanitário da soja

Atenção produtor! Vazio sanitário da soja inicia em junho

Chuvas previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas volumosas no litoral do Nordeste devem se estender até terça-feira (20)

previsão do tempo

Previsão do tempo: Calor e umidade favorecem chuvas no Norte do país

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Dicas de Especialistas

Terminação Intensiva à Pasto (TIP) oferece bons resultados com menos custos ao pecuarista

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 22 de abril de 2019
Compartilhar
COMPARTILHAR

Pesquisas promovidas com tecnologias da Connan mostram ganho de peso e carcaça em pastagens secas

Com o fim do período das águas há uma queda natural no potencial produtivo das pastagens, o que dificulta a engorda dos animais. O início das secas traz um desafio ainda maior ao pecuarista, que se encontra em um momento crucial no processo produtivo, a terminação.

Na prática, esse é o período que antecede ao abate e também uma das fases mais importantes na cadeia produtiva, já que é a etapa que determina a qualidade e o peso da carcaça. Neste período o animal deve atingir um peso ideal, depositando um percentual mínimo de gordura para uma boa comercialização com o frigorífico.

Normalmente é neste período que estão as melhores oportunidades de remuneração da arroba, pois há maior déficit de abate. Diante desse cenário, é comum surgir a dúvida de qual a melhor estratégica nutricional para a terminação no período seco.

“A técnica mais utilizada e entendida como segura para acabamento dos animais neste momento é a terminação em confinamento tradicional. Contudo, o custo estrutural do sistema é alto e arriscado. Além disso, sem uma demanda constante de animais, a estrutura fica ociosa durante uma parte do ano, gerando alto desembolso operacional”, explica o gerente técnico e de Marketing da Connan, Marcio Bonin.

Como alternativa, o produtor pode aplicar em sua propriedade a Terminação Intensiva à Pasto, ou TIP, como é conhecida. “Essa é uma técnica que também oferece segurança ao pecuarista, bem como representa baixo investimento estrutural. Utilizando de tecnologias complementares na nutrição, a TIP oferece ótimos resultados no campo e lucratividade ao criador”, destaca Bonin.

Segundo o gerente, em uma estrutura de confinamento, no estado de São Paulo, por exemplo, o custo de produção pode chegar a R$ 11 a diária, enquanto na TIP o valor se aproxima de R$ 7,60 por dia. “O custo da estrutura e mão de obra são fatores que impactam diretamente no valor de produção do sistema de confinamento, enquanto na terminação intensiva à pasto o produtor utiliza da estrutura da fazenda e investe apenas em ração e suplementação, que ajudarão no processo de engorda do animal”, ressalta.

Resultados positivos

Para comprovar os resultados dessa técnica a Connan, uma das principais indústrias de nutrição animal do Brasil, em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e a Embrapa Gado de Corte, promoveu estudos que comprovaram os bons resultados da técnica no campo.

“Desde 2012, estamos promovendo pesquisas junto às duas entidades para comprovar a eficiência na utilização de tecnologias aliadas à terminação à pasto. Ao final dos experimentos constatamos que os resultados se mostraram muito conscientes, que se repetem na prática”, destaca Bonin.

As pesquisas foram promovidas com o uso da tecnologia Nuclemix Connan Termina-Fácil, um núcleo completo com minerais e proteínas, além de uma combinação de aditivos que devem ser misturados com farelos energéticos. Os resultados mostraram que os animais ganharam mais peso e mais carcaça, apresentando rendimento de ganho em torno de 75%, ou seja, de cada kg de peso vivo ganho pelos animais, 750 g foi em carcaça.

“O tratamento dos animais com Nuclemix Connan Termina-Fácil permite a deposição de gordura de acabamento e aumento do ganho em carcaça em qualquer época do ano, sem a necessidade de fechar os animais em confinamento, oferecendo economia com uma tecnologia acessível aos pecuaristas”, finaliza Bonin.

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filiais em Campo Verde (MT) e São Gabriel D’Oeste (MS), a Connan – Geração de Resu ltados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo.

Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.

Mais informações: http://www.connan.com.br.

TAGS:bovinoculturagadopastopastointensivoterminaçãoapasto
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

vazio sanitário da soja
Atenção produtor! Vazio sanitário da soja inicia em junho
Notícias
Chuvas previsão do tempo
Previsão do tempo: chuvas volumosas no litoral do Nordeste devem se estender até terça-feira (20)
Notícias Previsão do tempo
previsão do tempo
Previsão do tempo: Calor e umidade favorecem chuvas no Norte do país
Notícias Previsão do tempo
mercado do boi
Mato Grosso alcança o 2º maior abate de boi em abril, confira!
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
mercado do boi
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Boi: Mato Grosso segue com queda no abate de gado, confira!

mercado do boi
Mercado FinanceiroNotícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

mercado do boi
Mato GrossoNotícias

Melhoramento genético do gado avança com instalação de Câmara Setorial

Lance Final Estância Nogueira
Notícias

Estância Nogueira Leilões encerra 2024 com chave de ouro no “Lance Final”

2
Dicas de EspecialistasEmbrapaNotícias

Tecnologia da Embrapa renova e devolve o pasto turbinado para a pecuária

indea
Mato GrossoNotícias

Indea-MT e Gefron impedem entrada clandestina de gado da Bolívia

1
mercado do boi
Notícias

Atenção Produtor! Prazo para atualizar o rebanho termina dia 30 de junho

mercado do boi
Mercado FinanceiroNotícias

Boi: Mato Grosso registra recorde na produção de carne

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?