Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
22 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
Mato Grosso seguro rural

Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício na China, confira!

previsão do tempo

Previsão do tempo de 21 a 27 de maio, confira!

Boi

Confinamento de boi em MT recua: alta nos custos e incertezas no mercado freiam investimentos

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Blog

Tereza Cristina diz: “Não tem ninguém que possa conter a grandeza deste setor”

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 12 de março de 2019
Compartilhar
COMPARTILHAR

Ministra participa da abertura da Expodireto Cotrijal, no Rio Grande do Sul, ao lado do vice Hamilton Mourão e do governador Eduardo Leite

Em Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul, onde está participando da abertura da 20ª edição da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ressaltou a importância da agropecuária brasileira para o mundo e afirmou que o Brasil tem tudo para continuar incomodando seus principais concorrentes internacionais. Segundo ela, o setor se estruturou, se organizou melhor, e agora está pronto para vencer todos os desafios, produzir cada vez barato e exportar produtos de grande qualidade.

“Não tem ninguém que possa conter a grandeza deste setor”, afirmou Tereza Cristina, sendo muito aplaudida pelos produtores e empresários do setor presentes ao evento, que foi aberto pelo presidente da Expodireto Cotrijjal, Nei César Mânica.

Participaram da abertura o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, diplomatas de diversos países e parlamentares, entre outras autoridades. Na véspera, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, esteve na festa de entrega do Troféu Brasil Expodireto.

Tereza Cristina reafirmou o compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro com a agropecuária brasileira e lembrou que, desde o período da transição, Bolsonaro não tem medido esforços para atender ao setor e participar de todas as ações a favor do agronegócio. “Ele é nosso parceiro incondicional”, disse a ministra aos produtores. Ela reafirmou sua decisão de aumentar a verba destinada ao seguro-rural para que ele beneficie o maior número possível de produtores rurais e contribua para reduzir os spreads bancários e, com isso, as taxas de juros.

“Como diz meu amigo Alceu Moreira (presidente da Frente Parlamentar da Agricultura), é preciso tirar os sócios ocultos do custo do agricultor brasileiro”, disse ela, referindo-se às altas taxas de juros ainda cobradas do agronegócio.

A ministra disse que “não tem páreo” para a agricultura brasileira no mundo, e por isso ela está incomodando tanto. “A agricultura brasileira tem tudo para continuar na frente. Nós temos certeza disso. O campo se estruturou e nós vamos longe, vamos continuar incomodando muita gente. E precisamos produzir cada vez mais barato, com competitividade, produtos de grande qualidade. Nós hoje exportamos para mais de 190 países”, afirmou ela.

A ministra disse concordar com a afirmação de que o Brasil precisa agregar valor aos seus produtos agrícolas, produzir farelos, ração, óleo e margarina. Mas afirmou ter certeza de que “venceremos todos os desafios” na agricultura brasileira.

O vice-presidente Mourão também ressaltou os compromissos do governo brasileiro com o setor do agronegócio, que tem grande importância para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e responde por 40% do PIB do Rio Grande do Sul. Ele lembrou que boa parte dos 5 milhões de agricultores brasileiros não têm acesso à tecnologia e à inovação no campo e pediu que a Embrapa volte a acompanhar mais de perto o trabalho dos homens e mulheres do campo. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, prometeu acabar com a burocracia que atrasa a concessão de licenças ambientais, melhorar a logística de escoamento da safra gaúcha pelo porto de Rio Grande e pelas estradas e reestruturar a máquina do governo, para que seja possível reduzir o custo tributário do setor.

TAGS:agronegóciosministraTereza Cristina
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

Mato Grosso seguro rural
Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício na China, confira!
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
previsão do tempo
Previsão do tempo de 21 a 27 de maio, confira!
Notícias Previsão do tempo
Boi
Confinamento de boi em MT recua: alta nos custos e incertezas no mercado freiam investimentos
Mercado Financeiro Notícias
Grãos ardidos do milho safrinha
O que causa grãos ardidos no milho safrinha? Como identificar e como evitar?
Dicas de Especialistas Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
Gestão Rural

Holding Rural: A expansão das atividades e o crescimento do negócio

1
Curiosidades

Borboletas possuem importante função no meio ambiente, conheça

Curiosidades

Quantas formigas seriam necessárias para levantar um elefante?

Dicas de Especialistas

Quanto gasta seu trator

Blog

Expoagro: Paixão e trabalho duro para fazer o espetáculo do rodeio

Mercado Financeiro

Brasil e Colômbia firmam acordo para melhorar na cooperação técnica agropecuária

Mercado Financeiro

Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2021 está estimado em R$ 1,10 trilhão

Blog

Exportações de carne de frango crescem 4,8% em agosto/21

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?