Tendências das três carnes em 2019, segundo o USDA

Em suas primeiras projeções sobre as tendências das carnes em 2019, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) destaca, individualmente, as perspectivas dos três líderes mundiais na exportação das carnes bovina, suína e de frango. Nos três segmentos, o Brasil aparece com tendências otimistas

Em relação à carne bovina, o USDA sugere que a produção brasileira deve aumentar 3% e a exportação 5%, índices que, nos EUA, ficarão em, respectivamente, 4% e 3%. O incremento neutraliza a menor disponibilidade do produto por parte da Austrália e da Índia. Assim, as exportações mundiais tendem a crescer minimamente em relação ao previsto para 2018 – cerca de 10,558 milhões de toneladas.

No tocante à carne suína é previsto que a União Europeia – maior exportador mundial (e segundo produtor mundial, atrás apenas da China, mas com um volume equivalente a pouco mais de um terço da produção chinesa) – enfrentará ligeiro declínio (menos de meio por cento) na produção, mas aumentará suas exportações em cerca de 3%.

Em ambos os casos – produção e exportação – esses índices serão neutralizados e superados por EUA (segundo exportador mundial) e Brasil (quarto lugar, após União Europeia, EUA e Canadá). Nos EUA, a produção tende a um crescimento de 5% e as exportações de 5%. Já no Brasil a perspectiva é a de um incremento de 3% na produção e de 7% na exportação. Porque – justifica o USDA – haverá firme demanda por parte da Ásia e da América Latina.

Já em relação à carne de frango – cujas exportações o Brasil lidera há mais de uma década, colocando-se também como o segundo produtor mundial, atrás somente dos EUA e à frente da União Europeia e da China (que perdeu duas posições e agora é o quarto maior produtor mundial) – o USDA sugere que produção e exportação brasileira crescerão 2%, a norte-americana 2% e 3% e a europeia 1% e 5%.

Notar que os índices de incremento das exportações – de 2%, 3% e 5% para, respectivamente, Brasil, EUA e União Europeia correspondem, também respectivamente, a volumes adicionais de 90 mil, 75 mil e 50 mil toneladas. No caso brasileiro, o volume de 3,685 milhões de toneladas estimado para 2018 (exclusos desse total pé/patas de frango) pode chegar a 3,775 milhões de toneladas em 2019.

Na opinião do USDA, o incremento mais significativo nas exportações mundiais está reservado exatamente para a carne de frango. O previsto é uma expansão anual ligeiramente superior a 4%, índice impulsionado pelo aumento de consumo de países como Filipinas, Angola, Cuba e Gana.

O USDA completa sua análise observando que a capacidade demonstrada pelo Brasil de responder aos novos requisitos de abate da Arábia Saudita (sem o pré-atordoamento por choque elétrico) vai permitir que o País recupere o volume exportado para o mercado saudita. Sem, porém, atingir os volumes históricos alcançados em anos anteriores.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Goiás e Rede ILPF assinam acordo para fortalecer o Sistema ILPF no estado
  • Notícias

Goiás e Rede ILPF assinam acordo para fortalecer o Sistema ILPF no estado

A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…

10 horas ago
  • Notícias

1ª Feira da Agricultura Familiar do Vale do Rio Cuiabá acontece neste sábado(05)

Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…

11 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Dólar forte sustenta preços, mas mercado do algodão segue atento às incertezas econômicas globais

Exportação em Mato Grosso, valorização impulsionada pelo dólar contrasta com queda mensal das paridades As…

21 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Soja: prêmios caem na semana, mas acumulam alta expressiva no ano

No mercado da soja, desvalorização semanal nos portos de Santos e Paranaguá contrasta com forte…

1 dia ago
  • Dicas de Especialistas
  • Embrapa
  • Notícias

Tecnoshow Comigo: Embrapa vai participar com lançamentos e inovações para os sistemas agrícolas

Durante a Tecnoshow Comigo 2025, a ser realizado entre 07 a 11 de abril de…

1 dia ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Boi: Mato Grosso bate recorde no abate de bovinos e amplia participação no cenário nacional

Crescimento expressivo impulsiona setor e reforça protagonismo do estado na pecuária brasileira A pecuária registrou…

2 dias ago