Temporada de jabuticaba em Hidrolândia movimenta economia local

Conhecida nacionalmente pela produção de jabuticaba, Hidrolândia, município na Região Metropolitana de Goiânia, abre de setembro a novembro a temporada da fruta, movimentando a economia local com a comercialização tanto in natura quanto de produtos derivados. A cidade, que lidera o ranking de municípios brasileiros que cultivam jabuticaba, coloca o Estado em destaque, o maior produtor do país, de acordo com a Radiografia do Agro, publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Anualmente, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), realiza o acompanhamento da produção junto aos agricultores da região. Em 2019, a safra foi estimada em 6.700 toneladas em todo território goiano. Para este ano ainda não é possível calcular o número por conta da estiagem, que pode trazer impactos na produção. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Geovane de Carvalho Ferreira, altas temperaturas acompanhadas de umidade relativa do ar baixa podem provocar abortamento, ou seja a queda de frutos recém-formados.

Apesar disso, a expectativa é positiva, pois o clima seco favorece a colheita. Somente na Fazenda Jabuticabal, no Distrito de Nova Fátima, a safra deve atingir 200 toneladas, conforme o produtor rural Paulo Antônio Silva, proprietário do lugar. A propriedade detém o maior pomar de jabuticaba do mundo, com 42.000 pés de jabuticabeiras distribuídos em uma área de 100 hectares.

Leia Conheça 8 raças de cachorros mais queridas do Brasil

Pioneira, a fazenda realiza atividades de ecoturismo desde a década de 1960, recebendo milhares de visitantes, que podem apreciar a fruta diretamente da árvore. Em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), medidas de prevenção foram tomadas para receber o público, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e disponibilização de álcool para a higienização em todas as áreas.

Entre as atrações está a lojinha onde são comercializados diversos produtos derivados da jabuticaba, entre doces, molhos e até bebidas fermentadas feitas a partir da fruta. A coordenação conta com o apoio da unidade local da Emater em Hidrolândia, conduzido pela extensionista Alenir Batista, que orienta os agricultores quanto ao processamento dos alimentos, padronização e qualidade dos produtos. “Esta época do ano é muito importante para o município, econômica e socialmente, pois gera emprego e promove a cultura regional”, destaca a profissional. A visitação estará aberta até o dia 15 de novembro, todos os dias, das 8 às 18 horas.

Sabores com jabuticaba

Em 2019, com a preocupação de documentar a história e importância da jabuticaba para Hidrolândia, Alenir Batista lançou o livro “Sabores com Jabuticaba”. A publicação traz um panorama histórico da implantação do fruto na cidade e uma série de receitas que incorporam o alimento. Os preparos incluem doces, salgados e bebidas, apresentando ao leitor um leque de possibilidades gastronômicas, de geléias e bombons a farofas e molhos para carne.

“Eu vejo na jabuticaba um potencial muito grande, porque ela é fundamental para a geração de renda aqui. Percebi, no entanto, que muitas pessoas, especialmente as mais jovens, estavam mais interessadas em adquirir produtos prontos do que prepará-los”, conta. Segundo a autora, o livro surgiu com o intuito de despertar essa prática na cozinha e preservar o conhecimento culinário relacionado à fruta entre as novas gerações.

Além das receitas, o exemplar relata como foram levadas as primeiras mudas de jabuticabeira para o município, plantadas na década de 1940 por Antônio Batista da Silva nas terras que hoje compreendem a área da Fazenda Jabuticabal. Os negócios prosperaram tanto que a propriedade deu início a um novo ciclo na cadeia produtiva, com a Vinícola Jabuticabal, a
primeira do Estado de Goiás e a única do Brasil em processamento de jabuticabas.

Com detalhes e curiosidades sobre a história da fruta, a autora também apresenta formas de utilização em diversos segmentos além da gastronomia. Discorre-se sobre a serventia da jabuticaba na medicina popular, na indústria de cosméticos e no paisagismo, como planta ornamental.

Comunicação Setorial – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater)

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

9 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

12 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

13 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

13 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

16 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

17 horas ago