Suínos: o potencial da suinocultura Sul Mato-grossense

O portal Suinocultura Industrial conversou com o novo presidente da Asumas, Alessandro Boigues, sobre as perspectivas e desafios do setor no estado

A suinocultura tem crescido no estado do Mato Grosso do Sul. Conforme dados da Embrapa suínos e aves em 2017 foram produzidas 148 mil toneladas da proteína, o que representa quase 4% da produção nacional. O novo presidente da Associação Sul Mato-grossense de suinocultores (Asumas), Alessandro Henrique da Silva Boigues, explica que 69,45% da produção é integrada ou parceria e os outros 30,55% composta por produção independente. “Atualmente nosso setor vem se recuperando e mostrando boas perspectivas para o futuro!”, completa.

Boigues assumiu a Associação em novembro de 2018, e para ele o principal objetivo de sua gestão é atrair novos investidores para o setor no estado. “Temos como compromisso maior para este mandato, dar continuidade ao excelente trabalho feito pela gestão anterior, aproximar cada vez mais nosso produtor a associação, trabalhar com muito foco nas associações regionais, dar todo suporte aos produtores independente, principalmente junto aos órgãos diretamente ligados ao governo e fazer um grande trabalho de divulgação do estado de MS para atrair novos investidores”, explica.

Uma das primeiras ações frente a associação foi realizar reuniões com as associações regionais para entender as demandas “Estamos trabalhando junto ao governo para que a nova forma de incentivo à produção de suínos de nosso estado seja colocada em prática”.

O Estado do MS é o terceiro maior produtor de milho, o que ajuda no custo do produtor, o desafio agora é melhorar a logística para escoamento da produção. Boigues explica que mesmo tão próximo aos insumos, a suinocultura no estado, ainda não é tão expressiva devido ao estado ser novo, visto que só foi reconhecido como estado independente no final de 1977. “E fácil entender por que não temos ainda a expressão e o tamanho que merecemos, nosso estado é novo, temos uma suinocultura muito nova e também temos muitos desafios de confiança sanitária, isso não permite com q investidores tenham a segurança para produção. Mas com a aplicação do PNEFA acredito q mudará muito a visão para se produzir suínos no MS”, finaliza.

Boigues ressalta ainda que o estado possui os melhores índices de produtividade segundo a empresa Agriness, e isso se deve ao empenho do setor produtivo. “Em nosso estado temos uma gestão muito competente, tanto dos produtores, das indústrias e suas respectivas equipes quanto também uma grande participação do governo, o que nos permite ter uma produção profissional e sustentável” completa.

Fonte: Suinocultura Industrial

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

3 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

4 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

5 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

8 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

8 horas ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Jaca: O ouro verde esquecido que pode revolucionar a agricultura brasileira

Quando falamos de frutas tropicais, logo pensamos em banana, manga ou abacaxi. Mas há uma…

1 dia ago