O rebanho de suínos estimado em 2018 chegou a 41,4 milhões, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada na última sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa aumento de 0,1% em relação ao ano anterior. Todos os planteis de animais de produção cresceram em 2018, com exceção do bovino.
De acordo com o IBGE, a região Sul concentra quase metade de todo o rebanho suinícola nacional (49,7%). O estado de Santa Catarina é responsável por 19,2% do total. O Paraná aparece sem segundo, com 16,6%, enquanto o Rio Grande do Sul é terceiro, com 13,8% do total. Fora da região Sul, o estado de Minas Gerais é o quarto, com 12,7% do rebanho brasileiro.
Apenas uma cidade na região Sul está entre as três maiores produtoras de suínos. É o caso de Toledo, no Paraná, que é sede de uma unidade da BRF e da cooperativa Primato. Em seguida, aparece Rio Verde, em Goiás, onde está outra unidade da BRF, e a mineira Uberlândia.
O IBGE estima que o Brasil tenha 4,8 milhões de matrizes de suínos – o que significa que, do efetivo total de suínos, 11,6% corresponderam a matrizes (aumento de 1,5% em relação ao ano anterior), tendo essa criação também destaque na região Sul, onde se encontravam 42,2% desse efetivo.
Fonte: Acrismat
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.