Sorriso: Ex-ministro diz que país precisa superar desafios durante abertura IV Conac

O coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP e embaixador da FAO para as Cooperativas,  ex-ministro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Roberto Rodrigues, palestrou nesta terça-feira (07.06), na abertura do IV Congresso Nacional de Feijão-caupi (Conac) sobre os desafios que o Brasil tem que enfrentar para ser o maior produtor de alimentos do mundo.

Carismático e bem-humorado, Rodrigues destacou que o motivo de estar palestrando era justamente o fato de ser agrônomo e produtor rural. E foi contextualizando a história de sua família, repleta de agrônomos, que ele mostrou à plateia que “a agricultura é uma atividade de risco, que precisa de estratégia e políticas públicas”.

E são estes alguns dos maiores desafios que o Brasil precisa superar para se firmar como maior produtor de alimentos do mundo. É necessário, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),  que se amplie em 20% a produção de alimentos até 2020 e esta é a grande oportunidade de o Brasil se firmar como o maior produtor de alimentos do mundo, pois, para atingir este percentual, é necessário que o país aumente em 40% sua produção.

Para tanto, uma série de barreiras precisam ser transpostas, como o estabelecimento de uma estratégia que contemple política de renda, crédito e seguro rural; política comercial com agregação de valor e acordos bilaterais; e política tecnológica. Além destes itens, é necessário que seja amplamente discutido o custo Brasil, principalmente levando-se em conta questões como infraestrutura e logística; juros, tributos e câmbio; e a redução da burocracia.

Mais três itens compõem o rol de pontos que merecem atenção do Governo e dos agricultores: segurança jurídica, comunicação e organização. E neste ponto o ex-ministro foi enfático ao destacar que o atual ministro do MAPA, Blairo Maggi, pode ser o grande semeador de uma mudança definitiva para a agricultura brasileira. “Blairo tem todas as condições para revolucionar o Brasil neste sentido, pois ele reúne as características e a experiência necessárias para isso”, apontou.

O IV Conac teve inicio nesta terça-feira (07/06) e termina na próxima sexta-feira (10/06), na cidade de Sorriso (MT). O ministro Blairo Maggi estará presente no Conac nesta quinta-feira (09/06), quando ministrará palestra aos participantes às 16h. O Congresso conta ainda com mesas redondas, oficina de negócios e dia de campo.

Eventos de difusão de conhecimento como o Conac também contribuem para que seja alterada a visão que os próprios brasileiros têm sobre o agricultor. “Na França, o agricultor é visto como um herói  e no Brasil, de forma geral, a imagem que se tem dele é do desmatador e só vai haver política pública se a opinião pública tomar conhecimento da importância da agricultura”, comentou Rodrigues, lembrando ainda que, para que o país alcançasse a posição de destaque que hoje ocupa na produção de alimentos, foi e é necessário o emprego de tecnologia de ponta. “Pero Vaz de Caminha errou quando disse que, nesta terra, em se plantando, tudo dá. Mentira. É preciso usar conhecimento e tecnologia para fazer um solo como o cerrado, por exemplo, produzir”.

“Só vai haver política pública se a opinião pública tomar conhecimento da importância da agricultura”, ensinou.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

13 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

17 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

18 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

18 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

21 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

22 horas ago