Com elevados volumes de chuvas nas últimas semanas, foram relatadas dificuldades na entrada das colheitadeiras no campo e, aliado a esse panorama, há relatos de atraso nas entregas de dessecantes em algumas regiões, o que está implicando diretamente no avanço dos trabalhos nas primeiras áreas em Mato Grosso.
Além disso, devido ao excesso de umidade, foram registrados problemas pontuais com doenças de final de ciclo para as variedades precoces, mas o reporte da grande maioria dos informantes é de lavouras com boas condições e estandes bem estabelecidos. Por fim, no que tange à produtividade das primeiras áreas, a estimativa média foi de 59 sc/ha, +1,86% em relação ao mesmo período da safra 20/21.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Desse modo, com a aproximação do fim da safra 20/21, a comercialização apontou avanço de apenas 0,45 p.p. no último mês, totalizando 98,38% da produção negociada. Com relação aos preços médios, houve crescimento de 5,06% nas cotações ante ao mês anterior, cotado na média a R$ 157,04/sc.
No que se refere à safra 21/22, o ciclo apontou avanço de 4,12 p.p., influenciado pela alta de 3,23% e 1,10% na CMEgroup e no dólar, respectivamente, bem como a valorização das cotações em função do risco de quebra na produção em alguns estados brasileiros, o que motivou um aumento no volume negociado nesta safra. Com isso, o preço médio exibiu crescimento de 6,37% no comparativo mensal, cotado a R$ 157,70/sc.
Para o ciclo 22/23, 8,80% da produção já foi negociada, um avanço mensal de 2,36 p.p., marcado pela melhora na relação de troca do grão com alguns produtos em comparação com os últimos meses do ano passado.
O preço disponível da soja exibiu alta de 7,07% em Mato Grosso em relação à terceira semana de dezembro/21, sob influência da alta do câmbio no mesmo período.
Com o recuo do dólar futuro na última semana, o preço paridade para o contrato de mar/22 exibiu redução de 1,62%
na média semanal.
As cotações da soja no Brasil exibiram recuo de 0,48% ante a semana passada, refletindo a queda no mercado
internacional.
Por Agronews® com dados do Imea
AGRONEWS® é informação para quem produ
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.