Soja brasileira da safra 2020/21 está 94,5% comercializada

Os números da Datagro também indicam que as vendas do milho de verão alçaram 95,5%, soja e milho em alta

Levantamento realizado pela Consultoria Datagro mostra que a comercialização da safra 2020/21 da soja brasileira avançou muito pouco em novembro, alcançando 94,5% da produção esperada até o dia 3 de dezembro. Está abaixo dos 99,3% do fluxo recorde observado na safra 2019/20 e também da média de 95,2% dos últimos 5 anos.

O incremento foi de apenas 1,7 ponto percentual ante o relatório anterior, mesmo assim, ficou ligeiramente acima do padrão normal de avanço para a data – 1,5 p.p.

“No final do mês de novembro até se percebeu aumento do interesse por parte dos compradores, notadamente exportadores, devido à retração no interesse de compra das indústrias e consequente sobra de produto no mercado doméstico, relacionada à redução na mistura de biodiesel de 12 para 10% nos meses de setembro a dezembro”, ressalta Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da Datagro.

Considerando a previsão atual de produção da safra 2021, mantida em 136,97 milhões de toneladas, os sojicultores brasileiros têm um total compromissado de 129,40 mi de t. Em igual período do ano passado, esse volume de produção negociado estava maior em termos relativos, mas menor em termos absolutos, chegando a 127,20 mi de t.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Safra 2021/22

De acordo com a Datagro, 30,4% da produção estimada da oleaginosa na safra 2021/22 está comprometida comercialmente, avanço de apenas 2,2 p.p. na comparação com a análise anterior. Esse fluxo está aquém dos 36,1% da média dos últimos 5 anos e bem abaixo dos 56,3% do recorde ocorrido em igual momento de 2020.

Segundo a projeção inicial da Datagro, que considera área maior em 4%, clima razoavelmente regular e produtividade dentro da normalidade, a safra brasileira do próximo ano tem potencial para atingir 142,63 mi de t. Sendo assim, teríamos apenas 43,32 mi de t comercializadas antecipadamente, volume muito inferior aos 77,11 mi de t dessa mesma época em 2020.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Milho

As vendas do milho da safra de verão 2020/21 no Centro-Sul do Brasil chegaram a 95,5% da produção esperada, contra 93,8% no levantamento anterior e 98,4% em igual momento do ano passado, ligeiramente acima dos 94,5% da média de cinco anos.

Até o dia 3 de dezembro, 87,8% da safra de inverno no Centro-Sul estava compromissada pelos produtores, ante 85,0% no mês passado, 90,6% em 2020 e 86,3% na média dos últimos 5 anos.

A previsão total de safra 2020/21 foi mantida em 86,27 mi de t do levantamento de novembro.

Fonte: Acrismat

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

5 dias ago