Sigmund Freud, quem foi? 9 fatos curiosos sobre o pai da psicanálise

Sigmund Freud é certamente um dos nomes mais populares entre os intelectuais da história da humanidade. Ele é conhecido popularmente como o pai da psicanalise e um dos maiores nomes da psicologia mundial.

Sigmund Schlomo Freud era médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise. Ele nasceu em 6 de maio de 1856 e morreu em 23 de setembro de 1939.

Provavelmente quase todo mundo já ouviu falar sobre ele ou mesmo estudou ele. Ainda assim, será que a maioria das pessoas sabem tudo sobre ele?

O Segredos do Mundo, como bom admirador dos grandes gênios da história, reuniu 9 curiosidades sobre Freud que provavelmente você não sabia.

Primeiramente, Sigmund Freud era austríaco e pertencente a uma família judia. Quando o nazismo chegou em Viena, os livros do médico foram queimados e ele e sua filha foram interrogados.

Graças a ajuda de sua paciente, a princesa Marie Bonaparte, os dois conseguiram fugir para Londres, Já suas quatro irmãs mais novas não conseguiram escapar e foram mortas em campo de concentração.

Em 1880 a cocaína era praticamente desconhecida, mas não para Freud. Ao experimentá-la, o austríaco sentiu seu ânimo melhorar, e distribuiu doses para amigos e para a noiva.

Em 1884, chegou a escrever um artigo enaltecendo o que chamou de “substância mágica”. No entanto, quando a droga começou a se popularizar e notícias sobre vício e mortes por overdose apareceram, ele parou de advogar em favor da cocaína. Ainda assim, ele usou até a metade de 1890.

Freud achava melhor realizar o procedimento se os pacientes estivessem deitados. Quando começou a tratar casos com interpretação dos sonhos e o método de associação livre, manteve este formato.

A preferência espalhou-se por outros psicanalistas. Em 1940, já depois da morte de Freud, empresas começaram a fabricar sofás específicos para psicanálise, sem botões ou almofadas que pudessem distrair pacientes.

Primeiramente, entre 1915 e 1938, Freud foi nomeado para o Nobel de Medicina 12 vezes e uma para o de literatura. Apesar das indicações, ele nunca chegou a ganhar nenhum.

Até mesmo Albert Einstein recusou apoiar o médico, alegando não ter certeza sobre as conclusões de Freud. A crítica era que a psicanálise era uma prática sem fundamentos científicos.

Freud e Carl Jung viajaram juntos para o EUA uma vez, e o pai da psicanálise odiou o país. Ele criticou fortemente a educação local e disse que todos por lá se preocupavam demais com dinheiro.

Seu “ranço” aos EUA ficou claro nas vezes que ele recusou propostas vindas do país. Em 1925, o produtor Samuel Goldwyn ofereceu a Sigmund Freud 100 mil dólares para escrever ou só prestar consultoria em filmes sobre amor.

O médico recusou, assim como recusou uma oferta de US$ 25 mil no ano interior do jornal Chicago Tribune para psicanalisar dois assassinatos enquanto esperavam pelo julgamento.

A Interpretação dos Sonhos foi publicado em 1899, obra que ele considerava a sua mais importante. Somente 351 cópias foram vendidas nos primeiros seis anos, e uma segunda edição só foi publicada em 1909.

Além dele, seus livros mais conhecidos são A Psicopatologia da Vida Cotidiana (1901), O Mal-Estar na Civilização (1929), Totem e Tabu (1913), O Ego e o Id (1923), e Civilização e Seus Descontentes (1930).

Ou seja, a fama demorou para chegar ao pai da psicanálise.

Em dezembro de 1938, Sigmund Freud recebeu a visita da rádio BBC em sua casa. Além disso, essa é a única gravação de voz existente do pai da psicanálise. Na entrevista, ele fala:

“Comecei minha atividade profissional como um neurologista tentando trazer alívio aos meus pacientes neuróticos. Sob influência de um amigo mais velho e por meus próprios esforços, descobri novos fatos importantes sobre o inconsciente na vida psíquica, o papel de necessidades instintivas, e assim por diante. Dessas descobertas, surgiu uma nova ciência, a psicanálise, parte da psicologia, e um novo método de tratamento de neuroses. Tive que pagar muito caro por essa boa sorte. As pessoas não acreditaram em meus fatos e achavam que minhas teorias eram desagradáveis. A resistência era forte e incansável. No fim, eu fui bem sucedido em conseguir pupilos e construir uma Associação Internacional de Psicanálise. Mas a luta ainda não terminou.” Escute no vídeo acima.

Por fim, Sigmund Freud implorou ao amigo e médico, Max Schur, que o ajudasse a acabar com o sofrimento. O pai da psicanálise estava sofrendo de fortes dores por causa do câncer terminal.

Após receber a permissão da filha de Freud, Schur injetou no médio três doses fortes de morfina.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Subconsciente – o que é, como funciona e sua diferença do inconsciente

Fonte: Revista Galileu

Imagens: Verywell Mind The Intercept Metrópoles Minha Bulimia Viajonários Infomoney Exame Mercado Livre Alto Astral

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

12 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

16 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

16 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

17 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

20 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

20 horas ago