Depois de uma maratona de provas, BR Pepper’s Shade of Joy, um cão brasileiro, da raça Shih Tzu, foi eleito o Best In Show – ou o Melhor Cão do Mundo – no World Dog Show Brasil 2022. A disputa aconteceu neste domingo, 11, no Expo Center Norte, na capital paulista. Em segundo lugar ficou um Jack Russell Terrier, seguido por um Akita Americano. A quarta posição foi ocupada por um Cocker Spaniel Inglês e um Fila Brasileiro completou o pódio.
“Esse trabalho começa desde muito cedo e a Joy ainda é super jovem, tem só 19 meses, mas já vem ganhando muito destaque, como esse Best in Show de hoje. Estamos muito felizes“, comemora o handler Charly Andrade. “O nosso World Dog Show foi um espetáculo. A Shih Tzu se mostrou muito bem, é linda, tem uma cabeça excepcional, movimentação perfeita, um condicionamento fantástico. Por isso, na minha opinião, foi a que mais merecia essa vitória”, afirma Fábio Amorim, árbitro responsável pela escolha da cadela e presidente da Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC.
Mais de 4 mil cães vindos de todo o mundo participaram: Taiwan, Rússia, Japão, Coreia, Canadá, Europa, Estados Unidos e países da América Latina. Ao todo foram 55 países participando da competição, que começou no dia 8 de dezembro e teve ainda uma exposição dedicada inteiramente às raças brasileiras. Ela comemorou os 100 anos da Cinofilia no Brasil, iniciada em 1922.
São Paulo sediou pela 1ª vez o World Dog Show, que acontece anualmente em uma grande cidade do mundo, reunindo criadores de todo o mundo e apaixonados por cães para uma verdadeira maratona de competições. Para ser eleito o melhor cão do mundo, o animal precisa estar o mais próximo possível do padrão da sua raça – documento que registra a origem dela e suas principais características.
Excepcionalmente, 2022 teve dois World Dog Shows. Em junho deste ano, a edição 2020 – impedida pela pandemia de COVID-19 -, aconteceu em Madrid. “Isso mostra que o mundo canino não compete entre si, somos como uma família, somos irmãos. A reação da Confederação Brasileira de Cinofilia para ajudar a Real Sociedade Canina de España – RSCE foi fabulosa. A reação da CBKC em solidariedade para que pudéssemos realizar nossa sonhada mundial foi essencial. Sempre estaremos agradecidos pela generosidade, nunca vamos esquecer o que os brasileiros fizeram por nós”, destaca o árbitro espanhol e presidente da RSCE Miguel Doval.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
“É o maior show da história das Américas. Estamos muito felizes e satisfeitos. O comitê organizador fez um grandioso trabalho”, pontuou Tamás Jakkel, presidente da Federação Cinológica Internacional – FCI, que reúne os clubes de cães de raça em mais de 90 países em todo o mundo. O World Dog Show Brasil 2022 ainda premiou os Melhores Cães nas seguintes categorias: Best in Show Veterano, Best in Show Jovem, Best in Show Filhote e Promessa Mundial Filhote e Promessa Mundial Inicial. Houve ainda a premiação do Melhor Cão do Mundo entre as Raças Brasileiras.
As classes coletivas, que avaliam a homogeneidade e, também, são importante parâmetros para a criação foram premiadas com os seguintes títulos: Melhor Parelha (com dois cães de sexos opostos da mesma criação, avaliados por sua semelhança), Grupo de Criação e Melhor Progênie.
Para acontecer, o World Dog Show contou com uma produção de mais de quatro anos, reunindo um time com mais de 100 juízes especialistas em cães de raça. No Brasil também aconteceu a primeira competição oficial de Grooming da FCI na história, modalidade que avalia o talento de groomers na tosa adequada para cada cão. Durante a programação, esportes caninos como o Agility, DogCross, Pastoreio, Obediência, Mondioring e Freestyle fizeram a alegria do público que lotava as arquibancadas.
Todos os resultados, por raça, e no detalhe completo estarão disponíveis em breve no site oficial do evento: https://www.worlddogshow2022.com.br/resultados. O World Dog Show Brasil 2022 contou com patrocínio da Royal Canin, Premier, PURINA Proplan, FARMINA, Fórmula Natural, Ceva e apoio institucional da LABOKLIN, Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, SP Turismo e Visite São Paulo.
AGRONEWS® é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.