Sesp finaliza reforma em 2 blocos da PCE e obra segue em outras alas

Dois blocos da Penitenciária Central de Mato Grosso (PCE) já foram reformados durante a operação na unidade, iniciada no dia 12 de agosto. A informação foi repassada pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, durante entrevista a veículos de comunicação nesta quarta-feira (04.09).

“As celas foram pintadas, as paredes onde haviam tomadas dentro das celas foram tampadas, o local foi higienizado e terá ventilação e iluminação externa. As lideranças criminosas estão sem comunicação extramuros e sem tomadas dentro das celas, não há como carregar os celulares e estão sem bateria, se é que já não acabou toda bateria”, destacou.

Ele defendeu que a ação foi necessária, pois o Estado é o gestor do presídio e havia a necessidade de organizar o ambiente, limpando e retirando objetos das celas que não eram permitidas por lei.

Bustamante disse ainda que a ação foi toda planejada, com os agentes penitenciários previamente selecionados para a ação, que foi informada para o juiz da Vara de Execuções Penais, Geraldo Fidélis, o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário, desembargador Orlando Perri, Ministério Público, Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB/MT).

A reforma das celas e construção de mais leitos foram executados por um grupo de 53 reeducandos que trabalham nas atividades internas. A previsão é de ampliar mais 300 leitos na carceragem.

Blitz, criminalidade e tecnologia

Como uma das formas para driblar a impossibilidade de aumento de efetivo policial, devido a Lei do Teto de Gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o secretário de Segurança Pública destacou que Mato Grosso busca copiar o modelo de sucesso no Estado do Ceará, que conta com mais de 3 mil câmeras, criando uma ‘cerca virtual’ e resultando na redução da criminalidade.

“Estivemos em Pontes e Lacerda e falamos com prefeitos da região da fronteira onde devemos implantar uma cerca virtual com câmeras OCR. Dessa forma, conseguimos controlar os veículos que entram e saem das cidades e essas imagens entram no Big Data, que faz a pesquisa sobre esses veículos. Vamos buscar parcerias para investir em tecnologia”.

Por meio de câmeras, será possível rastrear veículos usados em crime ou que sejam roubados e furtados. Atualmente, a região de fronteira conta com 5 câmeras OCR e a ideia é ampliar o número por meio de parcerias com os municípios e a sociedade organizada.

Ele também destacou que Mato Grosso mantém ritmo de redução da criminalidade. Um dos destaques é o mês de agosto de 2019, que obteve o menor número de homicídios dos últimos 11 anos, com 57 casos, 20% a menos do que em 2018, cujo agosto fechou com 71 assassinatos.

A realização de blitze, criticadas por uns e apoiada por outros, tem efeito também na redução de acidentes e mortes no trânsito. De acordo com o Anuário Estatístico de Trânsito do Detran/MT, em Mato Grosso, os acidentes reduziram em 13%, em 2018 na comparação com o ano anterior, bem como a autuação de pessoas dirigindo sob efeito de álcool ou entorpecente.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Após 04 meses de alta no etanol combustível se estabiliza, aponta Edenred Ticket Log
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Após 04 meses de alta no etanol combustível se estabiliza, aponta Edenred Ticket Log

De acordo com o IPTL, combustíveis seguiram sendo negociados a R$ 4,51 e R$ 6,49,…

2 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações do café perdem fôlego e interrompem sequências de altas

Após meses de valorização intensa, os preços do café registraram um movimento de retração em…

3 horas ago
  • Mato Grosso
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: no verão, Cuiabá registrou 656,4 mm em volume de chuva

Foram 47 dias de precipitações no período contabilizados na estação do INMET na capital O…

3 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Clima favorável impulsiona oferta e pressiona cotações do milho

Mercado do milho recua 5,03% na semana e segue pressionado por fatores internos e externos…

5 horas ago
  • Notícias

Goiás e Rede ILPF assinam acordo para fortalecer o Sistema ILPF no estado

A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…

21 horas ago
  • Notícias

1ª Feira da Agricultura Familiar do Vale do Rio Cuiabá acontece neste sábado(05)

Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…

22 horas ago