Governo de MT

Servidores participam de encontro técnico para profissionais de Segurança Pública

Servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) participaram do Encontro Técnico Anual do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida) e da 1ª Feira de Boas Práticas em Melhoria da Qualidade de Vida, em Brasília (DF). O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A programação teve início no dia 13 e termina nesta sexta-feira (16.08), com palestras, mesas redondas e debates sobre iniciativas regionais de saúde física e mental que podem ser implantadas em nível nacional. Durante a feira de Boas Práticas, os projetos regionais foram apresentados pelos representantes regionais.

Servidores participam de encontro técnico para profissionais de Segurança Pública 2

A equipe da Sesp apresentou programas e ações voltadas para a saúde do servidor que foram desenvolvidas nos últimos anos como a Academia de Líderes, Programa de Saúde e Segurança do Trabalho, academia de ginástica e musculação da Sesp, eventos de integração ao servidor e o Sesp Talks.

As equipes das instituições ligadas à Sesp apresentaram programas de acompanhamento psicossocial, psicologia e fisioterapia dentro da corporação e trabalhos de prevenção de doenças físicas e psicológicas.

Para o servidor Eder Salvaterrea, o encontro é muito válido para a troca de experiências. “A gente pode conhecer as ações dos outros Estados, apresentar as nossas ações, ver quais ações e trabalhos são desenvolvidos em outros Estados e podemos levar para Mato Grosso, no que diz respeito às ações de saúde e qualidade de vida para os servidores da Segurança Pública”.

Os servidores que estão representando a Sesp no evento são: a psicóloga e superintendente de Gestão de Pessoas, Keila Nunes Costa; o educador físico e coordenador de aplicação de desenvolvimento saúde e segurança, Eder William Salvaterra; a psicóloga da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Manuella Soares Monteiro; a psicóloga do Sistema Socioeducativo, Mônica Rodrigues de Sousa; a psicóloga e subtenente da Polícia Militar (PM-MT) Rosana Domingas Prado; o coordenador de assistência psicossocial do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), 2° tenente BM Cleberson Nogueira da Silva.

Servidores participam de encontro técnico para profissionais de Segurança Pública 3

Sobre o Pró-Vida

O programa foi instituído pela Lei nº 13.675/2018, que implantou o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O Pró-Vida foi criado para valorizar o profissional da área de segurança pública e defesa social, definindo o estímulo à criação de mecanismos de proteção dos agentes públicos que compõe o Sistema Nacional de Segurança Pública, com foco na prevenção da saúde física e mental.

Continuar lendo

Comente esta matéria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar