Servidor da Jucemat profere palestra sobre serviços digitais

 

Pela segunda vez o servidor da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Rafael Coelho, esteve em Brasília (DF) para ofertar uma capacitação sobre a utilização da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples). A palestra ocorreu no último dia 10 de setembro, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A intenção do evento foi auxiliar na capacitação tanto de servidores da Junta Comercial do Distrito Federal no processo de modernização,quanto para usuários externos do serviço da Junta, como contadores, empresários, e profissionais liberais.

O público de cerca de 120 participantes pode conhecer o caso de sucesso da Junta Comercial de Mato Grosso, que teve um salto na qualidade dos serviços quando digitalizou todos os processos e trouxe o tempo de abertura de uma empresa para minutos, que antes demorava até 90 dias, dependendo do município que enviava por malote o processo físico. 

“Abordamos a utilização do sistema RedeSimples, novidades na legislação e registros, inovação do serviço público na utilização de serviços digitais, e como aumentamos a produtividade com os processos digitais”, explica.

A rapidez do processo digital, junto com a assinatura digital dos empresários, é um fator que colabora para que os contadores possam produzir mais processos em um dia, bem como os servidores podem analisar mais processos. Conforme o palestrante, o ganho de tempo é o principal ponto da desburocratização.

Palestrante Rafael Coelho, no Sebrae do Distrito Federal. Foto: Assessoria/Sebrae

Ele cita ainda que a Jucemat planeja oferecer em Mato Grosso capacitação não só para servidores, mas para  e dos municípios que estão interligados pela RedeSimples Digital, oferecendo licenciamento na hora da Junta Comercial. A intenção é aprimorar de forma contínua o atendimento.

O apoio institucional para o curso foi oferecido pelo Sebrae Nacional, responsável pelo projeto de integração das Juntas Comerciais por meio da RedeSimples Digital – sistema que possibilita que o registro, o CNPJ, e licenciamento sejam emitidos no ato da abertura da empresa, sem burocracia e tempo de espera para o empreendedor.

Na primeira visita à Capital Federal, no mês de agosto, Rafael passou uma semana apresentando aos novos novos servidores da Junta Comercial do DF o novo sistema da RedeSimples, além dos objetivos e função de uma Junta na esfera governamental estadual.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!

Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preço médio da arroba do boi reflete impacto do 1º trimestre

No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…

3 dias ago
  • Mercado Investing
  • Notícias

Ovos: oscilações no mercado de grãos desafiam avicultura, confira!

Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…

3 dias ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

3 dias ago
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

4 dias ago