Servidor da Jucemat profere palestra sobre serviços digitais

 

Pela segunda vez o servidor da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Rafael Coelho, esteve em Brasília (DF) para ofertar uma capacitação sobre a utilização da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples). A palestra ocorreu no último dia 10 de setembro, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A intenção do evento foi auxiliar na capacitação tanto de servidores da Junta Comercial do Distrito Federal no processo de modernização,quanto para usuários externos do serviço da Junta, como contadores, empresários, e profissionais liberais.

O público de cerca de 120 participantes pode conhecer o caso de sucesso da Junta Comercial de Mato Grosso, que teve um salto na qualidade dos serviços quando digitalizou todos os processos e trouxe o tempo de abertura de uma empresa para minutos, que antes demorava até 90 dias, dependendo do município que enviava por malote o processo físico. 

“Abordamos a utilização do sistema RedeSimples, novidades na legislação e registros, inovação do serviço público na utilização de serviços digitais, e como aumentamos a produtividade com os processos digitais”, explica.

A rapidez do processo digital, junto com a assinatura digital dos empresários, é um fator que colabora para que os contadores possam produzir mais processos em um dia, bem como os servidores podem analisar mais processos. Conforme o palestrante, o ganho de tempo é o principal ponto da desburocratização.

Palestrante Rafael Coelho, no Sebrae do Distrito Federal. Foto: Assessoria/Sebrae

Ele cita ainda que a Jucemat planeja oferecer em Mato Grosso capacitação não só para servidores, mas para  e dos municípios que estão interligados pela RedeSimples Digital, oferecendo licenciamento na hora da Junta Comercial. A intenção é aprimorar de forma contínua o atendimento.

O apoio institucional para o curso foi oferecido pelo Sebrae Nacional, responsável pelo projeto de integração das Juntas Comerciais por meio da RedeSimples Digital – sistema que possibilita que o registro, o CNPJ, e licenciamento sejam emitidos no ato da abertura da empresa, sem burocracia e tempo de espera para o empreendedor.

Na primeira visita à Capital Federal, no mês de agosto, Rafael passou uma semana apresentando aos novos novos servidores da Junta Comercial do DF o novo sistema da RedeSimples, além dos objetivos e função de uma Junta na esfera governamental estadual.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

15 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

19 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

20 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

20 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

23 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

24 horas ago