O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, participa nesta segunda-feira (26/08), na Terra Indígena Mangueirinha, das cerimônias de lançamento do primeiro relatório do Inventário Florestal Nacional (IFN) em áreas indígenas. Esse levantamento envolve o território indígena das etnias Kaingang e Guarani e abrange um total de 16 mil hectares, na bacia do Rio Iguaçu, a oeste do Paraná. Essa área foi definida pela importância significativa de conservar a maior floresta de araucárias da região Sul.
Na Terra Indígena Mangueirinha, o levantamento de campo foi possível por meio de um trabalho conjunto entre o Serviço Florestal Brasileiro e a Fundação Nacional do Índio (Funai), por intermédio dos Projetos Global Environment Facility (GEF) de apoio ao IFN e Gestão Ambiental e Territorial Indígena (Gati), ambos com recursos do GEF administrados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A coleta de dados em campo aconteceu no período de outubro de 2015 a novembro de 2016 em 30 pontos amostrais distribuídos em toda terra indígena. Essas informações se dividem em três componentes: análise da cobertura florestal, coleta de dados biofísicos e levantamento socioambiental.
O Inventário Florestal Nacional é uma das principais ações realizadas pelo Governo Federal – por meio do Serviço Florestal Brasileiro – para produzir informações estratégicas sobre os recursos florestais brasileiros. O IFN faz o levantamento de dados diretamente nas florestas naturais e plantadas, onde são realizadas coletas de amostras botânicas, amostras de solo, medição de árvores, além de entrevistas com moradores das proximidades, com o objetivo de identificar as realidades locais.
Serviço: Cerimônias de lançamento do Inventário Florestal Nacional Terra Indígena Mangueirinha (PR)
Data: 26/08
Horários:
10h – Apresentação à etnia Kaingang
Local: Colégio Estadual Indígena Kókoj Ty Han Já (entrada pela rodovia PR-281)
14h30 – Apresentação à etnia Guarani
Local: Centro de Cultura Indígena Guarani (BR 373 – entre o KM 440 e Km 441)
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.