Senadores debatem pauta estratégica da FPA

Projeto que torna o Cadastro Ambiental Rural perene será discutido amanhã em debate temático no plenário. Licenciamento ambiental também será trabalhado por Sérgio Petecão

Em reunião realizada nesta quarta-feira (21) no Senado Federal, a Frente Parlamentar da Agropecuária discutiu as ações estratégicas para trabalhar a pauta da casa. Durante o evento, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), vice-presidente da FPA, destacou o PLS 3511/2019, de sua autoria, que torna contínua a atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e prorroga a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Heinze explicou a dificuldade enfrentada por produtores rurais para regularizar a situação das propriedades por falta de acesso ao programa, de responsabilidade dos estados brasileiros. “Apenas nove conseguiram implementar o PRA. É preciso garantir segurança jurídica. Somente depois de citado pelo estado para fazer o programa, e depois de assinado o Termo, o produtor rural tem um ano para cumprir com a regularização ambiental”, explicou. Ele afirmou ainda que participou da elaboração do Código Florestal, que prevê áreas com atividades agrossilvipastoris (agricultura, pecuária e floresta) como consolidadas. Para ele, o projeto apenas reforça o que a norma já previa.

A FPA acredita que a medida vai fortalecer a aplicação do Código Florestal e evitar interpretações diversas por parte do Poder Judiciário em relação aos marcos temporais para a recomposição das áreas de preservação permanente e das reservas legais em cada um dos biomas nacionais.

“Não há abertura para novos desmatamentos de qualquer ordem, muito menos altera qualquer percentual de preservação. O cidadão desmatou uma área no Mato Grosso, por exemplo, porque tinha que obedecer a uma lei de 1934, e agora tem que recompor a área seguindo a lei que surgiu em 2019. Não faz o menor sentido”, criticou Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da FPA.

Licenciamento – Em debate na Câmara dos Deputados, o licenciamento ambiental também será discutido no Senado por meio do PLS 168/2018, do senador Acir Gurgacz (PDT-RO). A relatoria está com o senador Sérgio Petecão (PSD-AC). Na reunião, os custos dos projetos de licenciamento embutidos nos valores dos empreendimentos foram amplamente criticados pelos senadores presentes. Eles acreditam que as contrapartidas exigidas promovem retração de investimento no Brasil.

O senador Sérgio Petecão afirmou que a morosidade com que o processo se desenvolve no Brasil também é um problema. “O licenciamento, que hoje é feito de maneira corriqueira em outros países, leva, no Brasil, até sete anos para sair, o que inviabiliza, muitas vezes, o próprio empreendimento. É isso o que o projeto pretende resolver, flexibilizando a burocracia”, explicou.

Estiveram presentes na reunião os senadores Lasier Martins (Podemos-RS), Jayme Campos (DEM-MT), Mecias de Jesus (PRB-RR), Soraya Thronicke (PSL-MS), Acir Gurgacz (PDT-RO), Marcos Rogério (DEM-RO), e o deputado Neri Geller (PP-MT); além do presidente da Embrapa, Celso Moretti.

Serviço

Audiência Pública para debater o PL3511/2019, que dispõe sobre o Programa de Regularização Ambiental e o Cadastro Ambiental Rural.

Horário: 11h

Data: 22/08/2019

Local: Plenário do Senado Federal

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

5 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

9 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

10 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

10 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

13 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

14 horas ago