Senado e Embrapa debatem participação da mulher na Ciência

A Procuradoria Especial da Mulher do Senador Federal, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promovem, na próxima quarta-feira (26), uma audiência pública sobre “Mulheres na Ciência”. Com a participação de notáveis cientistas brasileiras, o debate faz parte do projeto “Pautas Femininas”, da Casa Legislativa, e das comemorações pelos 44 anos da Embrapa. No evento, será lançado o documentário Mulheres na Ciência, produzido pela Embrapa Agroenergia.

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, participará da audiência e estará na mesa de abertura, ao lado da Senadora Vanessa Grazziotin, procuradora da mulher, e da diretora de Administração e Finanças da Embrapa, Vânia Castiglioni.  O debate deve apontar necessidades de mudanças na legislação para estimular a presença feminina na pesquisa científica brasileira e será conduzido por:

Helena Nader, bióloga, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência;
Janice Zanella, médica veterinária, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves;
Márcia Abrahão, geóloga, reitora da Universidade de Brasília (UnB);
Marcia Barbosa, física, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
Marília Regini Nutti, engenheira de alimentos, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos;
Vanessa Carvalho de Andrade, física, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).

As mulheres já são maioria nas universidades e recebem também o maior número de bolsas de iniciação científica: 59%, de acordo com dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Contudo, nas Bolsas de Produtividade de Pesquisa, para pesquisadores de destaque, a distribuição não é equilibrada. No nível mais alto da carreira, apenas 24,2% das bolsas foram destinadas a mulheres, em 2015.

Após a discussão na mesa, o debate será aberto para a plateia da audiência pública, que será transmitida ao vivo pelo site do Interlegis (http://bit.ly/_pautafeminina). Ao final do evento, haverá degustação de produtos da pesquisa da Embrapa.

Documentário

O documentário “Mulheres na Ciência” mostra o caminho percorrido por nove pesquisadoras da Embrapa Agroenergia (DF) até se tornarem cientistas e os desafios encontrados na profissão. A iniciativa fez parte das ações para promover o tema no centro de pesquisa, uma vez que a Embrapa participa do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal.

Atualmente, o quadro de empregados da Empresa conta com cerca de 30% de mulheres. Na Embrapa Agroenergia, uma das mais jovens unidades da instituição, a situação é mais favorável e elas ocupam, atualmente, 56,38% das vagas – à época da produção do vídeo, eram 54,26%. No documentário, as pesquisadoras falam sobre o papel da mulher na Ciência.

“Eu acredito que um ambiente que tem diversidade, não só a questão homem / mulher, é mais rico, mais produtivo, mais criativo”, opinou a pesquisadora Patrícia Abrão de Oliveira, do Laboratório de Química de Biomassa e Biocombustíveis. A colega Léia Fávaro, do Laboratório de Genética e Biotecnologia, chamou a atenção para a necessidade de as mulheres ocuparem mais lugares na direção das pesquisas. “Eu acredito que as mulheres ainda têm que conquistar mais espaço na área de gestão em Ciência e Tecnologia, seja em instituições públicas, privadas, em agência de fomento, em órgãos federais que fazem a gestão da Ciência e Tecnologia no País”.

Após o lançamento, o documentário, que tem aproximadamente 13 minutos, ficará disponível no canal da Embrapa no Youtube. Ele foi produzido pela própria Embrapa Agroenergia, em parceria com o curso de Cinema e Mídias Digitais do Centro Universitário IESB. A trilha sonora é composta por canções do Duo Salimanga (https://www.salimanga.com/), formado pelos premiados instrumentistas brasilienses BC Araújo e Paulo Rogério. As músicas foram cedidas gentilmente pelo Duo e pela YB Music (http://ybmusic.com.br/).

Serviço
Debate: Pautas Femininas – Mulheres na Ciência
Local: Interlegis – Auditório Antônio Carlos Magalhães (Anexo E do Senado Federal) – Brasília/DF
Quando: 26/04, às 14h
Informações para o público: (61) 3303-1710

Fonte: Embrapa

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

10 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

13 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

14 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

14 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

17 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

18 horas ago