Foi lançado nesta sexta-feira (16/06) o primeiro desafio de ideias e startups “Camp de Ecoinovação Agrotech: sustentabilidade para a cadeia de grãos”.
A iniciativa, que busca soluções ecoinovadoras para os diferentes elos da cadeia produtiva de grãos, acontece em em agosto e pretende reunir empreendedores, investidores e especialistas.
O lançamento do regulamento da primeira edição do Camp de Ecoinovação Agrotech aconteceu no estande do Sebrae, durante a Campus Party – Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na Capital Federal. O desafio conta com duas categorias: Ideias, para quem ainda não tem startup constituída, e Startups, para empresas nos estágios determinados no regulamento. Acesse aqui para mais informações.
Organizado por Sebrae, Embrapa e ONU Meio Ambiente, o desafio propõe o envio de soluções que atendam, preferencialmente, a mais de um elo da cadeia de grãos, podendo estar alinhadas a uma ou mais das seguintes questões:
Debates
O lançamento do Camp de Ecoinovação aconteceu na tarde de atividades ligadas à transformação digital no agronegócio, na Área Open da Campus Party – Brasília 2017.
Diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vinicius Lages, ao lado de Regina Cavini, oficial de programa da ONU Meio Ambiente, e de Edméia Andrade, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Embrapa, durante o lançamento do Camp de Ecoinovação Agrotech.
A programação começou com o painel sobre “Agrotech: a transformação digital contribuindo para um agronegócio sustentável”, que contou com a participação do chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa, Celso Moretti. Ele afirmou que a transformação digital oferece muitas oportunidades para revolucionar o agronegócio, por isso, o tema e as parcerias com startups são prioridades na Embrapa. “Monitorar, reduzir agrotóxico, aproveitar resíduos, usar água racionalmente: pode-se fazer muito com o digital”, afirmou o pesquisador. O debate contou ainda com a participação de Natalia Bertussi, Analista da Unidade de Atendimento Setorial Comércio e Serviços do Sebrae Nacional, onde faz parte do time de Economia Digital, e do jornalista e CEO da Planteiner – Fazendas Urbanas, Guilherme Portanova.
Chefe do DPD da Embrapa durante o debate com profissionais da ONU Meio Ambiente, Sebrae e Planteiner
Fechando a programação, o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, participou de um meetup (breve apresentação sobre uma temática seguida de discussão informal entre os convidados em mesas distintas) no estande do Sebrae. Ele falou sobre a experiência Ideas for Milk, um caso de sucesso de articulação entre Embrapa, universidades, setor produtivo e empreendedores da chamada nova economia de base digital. “Conseguimos juntar duas tribos que não se conhecem muito bem: a tribo digital e a tribo da agropecuária”, explicou o palestrante.
Ideas for Milk foi realizado pela primeira vez em 2016 e pode ter nova edição em 2017
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