A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizará, nos dias 09, 10 e 11 de setembro, o 1º Encontro Mato-grossense de Vigilância e Atenção Especializada em Hanseníase e Manejo Clínico Pediátrico da Tuberculose. O evento ocorrerá das 8h às 17h, no auditório da Assembleia Legislativa, em Cuiabá.
O encontro será divido em dois momentos. Nos dias 9 e 10, será abordado o tema hanseníase. A discussão será aberta para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam em ambulatórios de atenção especializada e nas unidades regionais do Estado.
Conforme a Coordenadora de Atenção às Doenças Crônicas da SES-MT, Ana Carolina Machado, durante os dois primeiros dias de evento os profissionais vão tratar das metas e resultados do Plano Estadual Estratégico de Enfrentamento da Hanseníase (PEHAN).
Além disso, vai ser analisada a possibilidade de ampliar o número de Ambulatórios de Atenção Especializada Regionalizados no Estado (AAER) – visto que Mato Grosso conta com seis –, e discutida a inclusão de ambulatórios nos Planos Municipais de Enfrentamento à Hanseníase.
“Queremos entender o cenário epidemiológico da doença no Estado para alinhar as metas do plano de acordo com a realidade na qual estamos inseridos, para traçarmos as tendências e desafios da doença”, explica a coordenadora.
Tuberculose
Já no segundo momento, dia 11, haverá uma capacitação sobre manejo clínico de crianças com tuberculose. O evento será aberto para médicos e enfermeiros da rede de saúde municipal e estadual. Os 16 escritórios regionais de saúde têm a tarefa de distribuir as fichas de inscrições aos municípios de abrangência. Cerca de 100 pessoas devem participar do curso.
A capacitação será ministrada por uma equipe do Ministério de Saúde. Segundo a gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Endêmicos da SES-MT, Alba Valeria Gomes, os palestrantes irão falar sobre avaliação de contatos de tuberculose; diagnóstico e tratamento da infecção latente da doença; tratamento em crianças menores de 10 anos; diagnóstico e tratamento em adolescentes, entre outros temas.
De acordo com o IPTL, combustíveis seguiram sendo negociados a R$ 4,51 e R$ 6,49,…
Após meses de valorização intensa, os preços do café registraram um movimento de retração em…
Foram 47 dias de precipitações no período contabilizados na estação do INMET na capital O…
Mercado do milho recua 5,03% na semana e segue pressionado por fatores internos e externos…
A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…
Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…
This website uses cookies.