Saiba das novas regras no combate à brucelose

Visando intensificar o combate à brucelose e tuberculose, a ADAPAR publicou, a portaria 215/2020, que torna obrigatória a vacinação de bezerras bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade com a vacina viva (amostra B19) ou com a vacina não indutora de anticorpos aglutinantes (RB51).

Para conferir na íntegra a portaria 215 de 2020, clique aqui.

A portaria estabelece a também a proibição de trânsito de fêmeas bovinas e bubalinas, em idade de vacinação, sem a devida comprovação do recebimento da imunização prévia, a ser realizada regularmente com o lançamento do atestado emitido no Sistema de Defesa Sanitária Animal – SDSA pelo médico veterinário cadastrado no Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose – PECEBT ou com a apresentação do atestado original na Unidade Local de Sanidade Agropecuária – ULSA.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

A emissão de GTA para trânsito de bovinos ou bubalinos, qualquer que seja a finalidade, fica condicionada à comprovação de vacinação obrigatória contra a brucelose no estabelecimento de criação de origem dos animais.

Para o trânsito de animais destinados à reprodução fica obrigatória a apresentação de resultados negativos aos testes de diagnóstico para brucelose e tuberculose para emissão da GTA, exceto aqueles oriundos de propriedades certificadas como livres das doenças e com o atestado ainda dentro do prazo de validade. Os testes de diagnóstico para brucelose são obrigatórios para fêmeas com idade igual ou superior a 24 meses, quando vacinadas com a B19, e para as fêmeas com idade igual ou superior a oito meses, vacinadas com a RB51 ou não vacinadas. O exame também é obrigatório para machos com idade igual ou superior a oito meses destinados a reprodução.

Leia Cachorro de fazenda: conheça 6 raças ideais

Ainda, o para o ingresso no Paraná de fêmeas bovinas e bubalinas acima de 8 meses de idade não vacinadas contra a brucelose bovina com a vacina B19, e o ingresso de fêmeas bovinas e bubalinas de qualquer idade oriundas de estados onde a vacinação com a B19 não é obrigatória, fica condicionada à apresentação de atestado original de vacinação contra a brucelose com a vacina RB 51, ou cópia validada pelo Serviço Oficial Estadual da origem, exceto quando para abate imediato e sem prejuízo das demais exigências para trânsito conforme a finalidade.

Vale lembrar que o ingresso de bovinos no estado do Paraná é permitido apenas para áreas reconhecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como livres de febre aftosa sem vacinação, notadamente os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e parte de Mato Grosso e Amazonas.

Por Guilherme Souza Dias, técnico do DTE-FAEP

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

35 minutos ago
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

17 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

20 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

21 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

22 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

1 dia ago