EspecialistasNotícias

Saiba como calcular arroba do boi corretamente

Sempre ouvimos dizer sobre o preço e a necessidade de se obter mais arrobas

Sempre ouvimos dizer sobre o preço e a necessidade de se obter mais arrobas. Mas como será que é feito esse cálculo? Saber fazer essa “conta” irá te ajudar a negociar de forma mais assertiva e ter um melhor retorno do seu investimento

Portanto prepare sua calculadora, que a partir de agora, vamos te ensinar como calcular arroba do boi.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Para que você absorva todo o conhecimento necessário, vamos começar explicando o que é a arroba, que também interfere no nosso dia a dia. É uma medida de origem árabe que foi adotada pelo Brasil e alguns outros países. Em outras palavras responsável para obter conhecimento sobre o peso da carcaça do boi. Para que não gerar dúvidas:

Arroba

Medida que representa o peso da carcaça do boi.

Carcaça

Significa o peso da carne com os ossos. Geralmente, representa 50% do peso de todo animal. Exclui o sangue, couro, sebo e os miúdos.

Peso vivo

É o peso total representado na balança.

Ficou mais fácil agora? Vamos fazer um trato. Se ao fim do texto, você ainda tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário que nós o responderemos, ok?

Como calcular a arroba do boi

Agora que aprendemos o que é a arroba, o cálculo fica muito mais prático. Cada arroba representa 15 quilos da carcaça do bovino.

O cálculo para saber a arroba é o seguinte:

Peso vivo multiplicado pelo rendimento da carcaça em porcentagem, dividido por 15. O resultado é o peso do boi em arroba.

Vamos fazer um exercício prático para checar se realmente aprendemos? Pegue a calculadora para facilitar e siga o exemplo:

  • Um bovino de 300 quilos de peso vivo;
  • Logo, o 50% de rendimento de carcaça se resume a 150 quilos.

A conta correta para fazer o cálculo da arroba é 300 X 50% dividido por 15.

E aí, qual foi seu resultado? A resposta correta é 10. O que significa que esse bovino tem 10 arrobas.

Não se desespere…

Com toda certeza podemos utilizar a tecnologia para nos ajudar. Por exemplo alguns aplicativos foram desenvolvidos para fazer esse cálculo e facilitar a vida do produtor. Entre as opções estão o Pesa Fácil, aplicativo identifica suas medidas, peso e valor com precisão.

Confira 05 raças de cães ideais para pastoreio e guarda

Para finalizar, agora que você sabe como fazer esse cálculo, basta promover uma pecuária eficiente, com pasto, água, manejo adequado baseado no bem-estar animal e, claro, nutrição no cocho. Assim, você atingirá suas metas e terá o retorno esperado.

Fonte: Boi Saúde – Pecuária inteligente

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

ABRALEITE
Mostrar mais

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo