Safras estima colheita 2021/22 de café no Brasil em 34% até 15 de junho

A colheita de café da safra brasileira 2021/22 está em 34% até o dia 15 de junho. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior, a colheita estava em 27%.

Tomando por base a estimativa para a produção de café do Brasil em 2021/22, de 56,5 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 19,37 milhões de sacas até o dia 15 de junho.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

A colheita está no mesmo nível do ano passado neste período (34%). Os trabalhos estão um pouco atrasados frente à média dos últimos 5 anos, que é de 36%.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, os trabalhos de colheita ganham ritmo, apesar do aumento da umidade em algumas regiões produtoras. “A colheita do arábica continua mais cadenciada e bastante atrasada. Já o conilon voltou a andar bem ao longo da semana”, comenta o consultor.

A colheita de arábica alcança 21% da produção, contra 26% em igual época do ano passado e 28% da média histórica para o período. “A primeira impressão da safra de arábica brasileira 2021 é positiva, tanto em termos de granação como da bebida. Apesar do otimismo, ainda é cedo para traçar um perfil mais profundo. Mesmo porque o efeito da falta de chuva nos meses de abril e maio deve aparecer na colheita mais tardia. Em todo caso, o perfil de qualidade da safra segue positivo”, avalia Barabach.

No conilon, os trabalhos já alcançam 55% da safra, já acima dos 54% de igual período do ano passado. Porém, ainda aquém dos 59% de média para o período nos últimos 5 anos. “A maturação mais lenta, retardando o início dos trabalhos, e a safra maior deste ano justificam essa performance”, pondera o consultor.

Por Lessandro Carvalho – Agência Safras

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

3 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

4 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

4 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

7 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

8 horas ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Jaca: O ouro verde esquecido que pode revolucionar a agricultura brasileira

Quando falamos de frutas tropicais, logo pensamos em banana, manga ou abacaxi. Mas há uma…

1 dia ago