A área definida com plantio de soja no Estado, na safra 2019/20 atingiu 9,85 milhões de hectares, 2,52% maior que a área da temporada 2018/19. A produção total do Estado se consolida em 34,96 milhões de toneladas, o que representa 7,58% a mais que o registrado na safra anterior. Este valor, comparado aos dados de produção mundial (USDA), equivale a 10,34% de toda a soja produzida, demonstrando a importância de Mato Grosso como grande fornecedor de alimentos global. O levantamento faz parte da 4ª estimativa da safra 2019/20 e divulgado, ontem à tarde, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). A análise foi feita por sensoriamento remoto para consolidar os dados de área de soja do Estado.
Siga-nos no facebook e instagram
“Em relação à produtividade, a chuva que ocorreram em épocas de maior necessidade para a planta e a luminosidade adequada nesta safra foram os principais fatores que potencializaram o desenvolvimento da cultura e possibilitaram a colheita de 59,16 saca/hectare, a maior produtividade da história de Mato Grosso (5,56% superior à da safra anterior)”, emenda o instituto.
O IMEA também divulgou, a 1ª estimativa da safra de soja 20/21. No que se refere à área, o instituto espera o incremento de 2,26% em relação à safra 19/20, chegando a 10,07 milhões de hectares. Os fundamentos que justificam essa elevação são vários, mas os principais podem ser assim destacados: recorde de produtividade da safra anterior; patamar recorde de preços para as safras 19/20 e 20/21; negociações futuras de soja em grão e insumos em nível superior ao percebido nos últimos anos; melhorias logísticas e, por fim, a existência de área de pastagem com boas condições para ser convertida em agricultura, o que explica o maior aumento percentual das áreas nas regiões características de pecuária.
Em relação à produtividade, o Estado alcançou outro patamar de rendimento médio da soja, possibilitando a expectativa de 57,48 saca/hectares para a temporada 20/21, o que totaliza a previsão de 34,74 milhões de toneladas de produção no Mato Grosso.
Fonte: Acrismat
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/custo-de-producao-traz-oportunidade-de-renda-para-o-plantio-de-trigo-no-rs/
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.