Safra de algodão em 2019 será recorde, 13,0% maior do que em 2018, segundo IBGE

Em relação à previsão de janeiro, a produção de algodão avançou 3,7%

A safra de algodão em 2019 será 13,0% maior do que em 2018, com 5,6 milhões de toneladas, informou nesta terça-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de fevereiro. Essa previsão de produção é o recorde da série histórica do IBGE. Em relação à previsão de janeiro, a produção de algodão avançou 3,7%.

Na passagem de janeiro para fevereiro, a Bahia se destaca na produção de algodão. “As lavouras chegaram a ser prejudicadas pela falta de chuva, contudo, o retorno (das águas) proporcionou uma recuperação da produtividade em fevereiro. A produção estimada do Estado alcançou 1,3 milhão toneladas, correspondendo a 22,7% da safra a ser colhida pelo País este ano”, diz a nota do IBGE.

O maior produtor nacional, porém, é Mato Grosso. A estimativa é que o Estado do Centro-Oeste colha 3,7 milhões de toneladas de algodão este ano, representando 67,2% de toda a produção nacional.

Feijão
Já a produção nacional de feijão deverá registrar uma queda de 1,2% em 2019 ante 2018, com 2,9 milhões de toneladas nas três safras da cultura ao longo do ano. Pela estimativa de fevereiro, os problemas se concentram na primeira safra, especialmente no Paraná e em Goiás.

Por Globo Rural

AddThis Website Tools
Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Previsão do tempo: Semana começa com chuva em praticamente todo o paísPrevisão do tempo: Semana começa com chuva em praticamente todo o país
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: Semana começa com chuva em praticamente todo o país

Áreas de maior atenção são Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, veja mais…

9 horas ago
Aprosoja MT orienta sobre ratificação de registro de imóveis rurais em faixa de fronteiraAprosoja MT orienta sobre ratificação de registro de imóveis rurais em faixa de fronteira
  • Mato Grosso
  • Notícias

Aprosoja MT orienta sobre ratificação de registro de imóveis rurais em faixa de fronteira

Entidade lançou cartilha, promoveu live com especialista e reforça a importância da regularização de títulos…

10 horas ago
No mercado da soja, exportação segue em alta impulsionando o mercado internoNo mercado da soja, exportação segue em alta impulsionando o mercado interno
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

No mercado da soja, exportação segue em alta impulsionando o mercado interno

Cenário favorável intensifica ritmo de vendas no mercado spot, veja mais informações do mercado da…

10 horas ago
Baixa liquidez pressiona os preços do milho, confira!Baixa liquidez pressiona os preços do milho, confira!
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Baixa liquidez pressiona os preços do milho, confira!

Negociações seguem pontuais enquanto produtores priorizam campo, veja mais informações a seguir O mercado do…

12 horas ago
Confira a previsão do tempo de 31 de março à 07 de abrilConfira a previsão do tempo de 31 de março à 07 de abril
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo de 31 de março à 07 de abril

Veja a seguir a previsão do tempo para este início de mês, de acordo com…

12 horas ago
Previsão do tempo para o mês de abril, confira!Previsão do tempo para o mês de abril, confira!
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!

Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…

3 dias ago