A área cultivada com soja na safra 2017/18 do Brasil estava 85% colhida até quinta-feira (12), de acordo com levantamento semanal da AgRural.

O número representa avanço de oito pontos em uma semana, é dois pontos inferior aos 87% do ano passado e supera em um ponto os 84% da média de cinco anos.

Nesta semana, Rondônia entrou na lista dos estados que já encerraram os trabalhos, composta até a semana passada por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No resto do país, a colheita chegou a 50% no Rio Grande do Sul, 70% em Santa Catarina, 93% no Paraná, 97% em Minas Gerais, 99% em Goiás, 65% no Maranhão, 85% no Tocantins, 67% no Piauí, 65% na Bahia e 31% no Pará.

Salto gaúcho

O destaque da semana foi o Rio Grande do Sul, onde a volta do tempo firme fez a colheita saltar 25 pontos em sete dias, reduzindo assim o atraso em relação ao ano passado e à média de cinco anos. No Matopiba, o excesso de chuva tornou os trabalhos mais lentos, mas os produtores têm entrado em campo nos intervalos de tempo mais aberto. No Maranhão e no Piauí, há relatos de lotes pontuais saindo do campo com grãos avariados devido ao excesso de umidade.

Por: AgRural

Veja também  Fundação MT debate próxima safra de soja em evento

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: