Medida visa reforçar eficiência no controle do trânsito de produtos de origem animal e vegetal
Numa iniciativa inédita no país, as superintendências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Roraima e no Amazonas unificaram a fiscalização de produtores de origem animal e vegetal em um único local: o posto fiscal de Jundiá, no município de Rorainópolis, no sul roraimense. A ação conjunta começou nesta semana e também envolve a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) e a Agência de Defesa Agroflorestal do Estado do Amazonas (Adaf).
Segundo o superintendente do Mapa em Roraima, Plácido Alves, a unificação da fiscalização busca não só reforçará a eficiência do serviço como resultará na economia de despesas dos órgãos envolvidos. Essa ação, acrescenta, fortalecerá e resguardará as fronteiras de eventuais pragas e doenças. “O usuário da BR-174 terá um único local de fiscalização”, assinala.
O melhoramento do fluxo de informações também permitirá a criação de um banco de dados entre os dois estados para utilizá-lo em ações de enfrentamento a pragas e doenças que por ventura se propagem na região.
Técnicos das duas agências passaram por treinamento conjunto, a fim de conhecer as legislações dos dois estados sobre produtos de origem animal e vegetal. De acordo com o diretor da Aderr, Luís Claudio Estrella, 12 técnicos de Roraima e 23 do Amazonas receberam informações sobre os procedimentos e normas adotados pelos dois estados.
“Quatro equipes já estão trabalhando, em regime de revezamento de plantão de 24 horas, no posto de Jundiá”, diz Estrella.
Fonte: Mapa
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.