A semana começou com uma mudança na circulação de ventos sobre o Brasil, o que forçou o aumento de umidade e de calor sobre a Região Sul. No primeiro fim de semana de 2021 fez até um pouco de frio na madrugada, mas as tardes foram quentes.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Com o aumento da umidade, nuvens carregadas voltaram a se formar provocando pancadas de chuvas moderadas a fortes nos três estados. O sul do Brasil terá mais chuva até o fim da semana.
No Rio Grande do Sul, durante a noite da terça-feira, 5 de janeiro, o Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – chegou a registrar cerca de 38 mm em apenas 3 horas na região de Três Coroas e quase 35mm, também em 3 horas, na região de Igrejinha. São Sebastião do Caí acumulou quase 27 mm em 3 horas.
Os volumes de chuva no Paraná foram elevados em algumas localidades no período de 24 horas.
Foz do Iguaçu: 97,4 mm
Dois Vizinhos: 44,8 mm
Nova Laranjeiras: 42,6 mm
Pato Branco: 40,1 milímetros
Jaraguá do Sul: 66,8 mm
Guaramirim: 53,2 mm
Joaçaba: 50,4 mm
Garuva: 43,4 mm
Ponte Serrada: 43,0 mm
Ao longo desta semana, o fluxo de ar quente úmido vindo do Norte do Brasil vai continuar direcionado para a Região Sul. Isto vai garantir a formação e permanência de mais áreas de chuva sobre a Região. Além disso entre a sexta-feira e o sábado, 9 de janeiro, uma frente fria vai passar pela costa do Sul do Brasil ajudando a formar mais áreas de instabilidade.
Até o próximo domingo, 10 de janeiro, as pancadas de chuvas serão frequentes em quase toda a Região Sul do Brasil, com risco de raios e de chuva moderada a forte nos três estados. Para esta quarta-feira, 6 de janeiro, o alerta especial é para chuva forte e volumosa para o estado de Santa Catarina.
O centro-sul do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Uruguaiana, Bagé e de Santa Maria, deve voltar a secar a partir de quinta-feira. Na sexta-feira, 8 de janeiro, e também no próximo fim de semana, esse ar seco avança sobre o Rio Grande do Sul e deixa quase todo estado sem condições de chuva e com temperaturas bastante elevadas.
Sol, calor e tempo seco devem ser observados na região da grande Porto Alegre entre a sexta-feira e o próximo domingo. As capitais Florianópolis e Curitiba ficam sujeitas a chuvas de forte intensidade até o próximo domingo.
Por Climatempo
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.