GeralNotícias

Reflexões de Anitta: Vaca só produz leite quando ‘grávida’, especialistas reagem

Anitta usou seus stories no Instagram para falar de veganismo. A artista que aderiu à dieta vegana, se confundiu e afirmou que as vacas só produzem leite quando estão grávidas.

Veja a explicação confusa de Anitta sobre a produção de leite

Após essa confusão, a cantora virou assunto nas redes sociais e foi desmentida por especialistas no assunto, acompanhe.

Para você tirar leite da vaca todo dia de manhã para o resto da vida, ela tem que estar grávida para sempre, né? A vaca não dá leite assim, não é um bicho que dá leite do nada. A vaca, para dar leite, tem que estar grávida, tem que ter um filho. A vaca é igual aos animais. Minha teta está aqui, mas não estou dando leite”, disse. No entanto o animal pode produzir leite até dois anos após a gravidez.

É por isso que parar de comer carne, mas continuar consumindo alimentos como queijo, leite, iogurte dá no mesmo, porque o impacto ambiental é o mesmo para essa questão da agropecuária”, disse ainda.

É ainda pior, porque tem que ter um monte de bezerro o tempo inteiro, enche a vaquinha de hormônio para ela sempre estar pronta para engravidar, tem que ter bezerro o tempo inteiro, e o bezerro é tirado da mãe. Eles tiram o bezerro, deixam-no lá paradinho e criam o baby beef”, afirmou ela, no entanto, esse corte é do miolo de alcatra.

Especialistas rebatem afirmação da cantora

Doutora em reprodução animal rebate crítica de celebridade e explica como a intervenção dos produtores possibilita a sobrevivência dos bovinos.

Roberta Züge, doutora em reprodução animal pela Universidade de São Paulo (USP), diz que a fala da celebridade demonstra ignorância sobre o tema. “Ela pode não saber, mas utiliza muitos produtos de origem animal. Quando você vai tirar sangue, por exemplo, o líquido no fundo do frasco é heparina, feito a partir de vísceras de bovinos e suínos. Tem também o surfactante, que é extraído do pulmão bovino e permite que bebês prematuros sobrevivam”, diz.

O agrônomo Xico Graziano usou as redes sociais para criticar Anitta. No Twitter, ele afirmou que o vídeo “é bizarro”. “O ambientalismo virou uma palhaçada na boca desses artistas”, dispara.

Especialista em ética e responsabilidade social, Roberta destaca que os produtores não têm motivos para maltratar os animais, já que o bem-estar da criação implica diretamente na quantidade e qualidade de leite produzido. “É claro que existem pessoas com procedimentos inadequados, mas isso também acontece em tratamentos de pessoas. Precisamos evoluir como sociedade”, afirma.

Segundo a doutora, a intervenção humana na bovinocultura é extremamente benéfica para os animais. “Os bezerros são afastados das vacas porque algumas não têm afabilidade, elas se incomodam e precisam ser ordenhadas”, conta.

Além disso, os produtores rurais são responsáveis por procedimentos pós-parto que garantem a sobrevivência dos animais, como a ingestão do colostro, o leite secretado pela vaca nos primeiros dias que garante anticorpos ao bezerro. Outra prática importante é a cura do umbigo, que impede infecções. “Com os animais soltos, não existiria esse controle. É como os gatos, que passaram a viver até 18 anos com o cuidado humano”, explica a doutora.

Para Roberta, o vídeo de Anitta é reflexo do distanciamento entre cidade e campo. “Percebo que as pessoas perderam o contato com a zona rural. Antigamente, todo mundo tinha um avô ou tio com um sítio, via um animal nascer etc. O pessoal mais novo não tem. Quando recebem imagens chocantes [que supostamente mostram como funciona o trabalho dos produtores], eles tomam aquilo como verdade”, diz.

Camila Telles, Youtuber que trata sobre temas relacionados ao agronegócio comenta sobre as afirmações da cantora, veja!

E para fechar a matéria, veja agora uma vaca dançando Show das Poderosas de Anitta, em homenagem as sábias declarações da cantora.

anitta vaca leite
Clique na imagem para abrir o vídeo

*Com informações de Observatório dos famosos e Canal Rural

Etiquetas
Continuar lendo

7 Comentários

  1. Ser desinformada é uma coisa mas espalhar informação incorreta devia ser crime. Mas vai faltar cadeia pra gente que só quer aparecer na mídia não importando de que jeito. Pura falta de vergonha mesmo ????. Mas nada que bom esclarecimentos não resolvam e viva o agro que alimenta este povo que devia dar valor ao que tem na mesa todos os dias.???????

  2. A questão mais grave é que uma pessoa famosa, que tem milhares de seguidores em redes sociais, que são influenciadas por esta pessoa famosa, são atingidos por uma grande carga de desinformação. E estas pessoas famosas, infelizmente a Anitta não é a única, despejam mentiras nas redes diariamente. E sempre o produtor rural e o agronegócio são os vilões.Eu particularmente acredito que uma boa solução seria: todas as entidades que trabalham com o produtor rural processarem personalidades que faltam com a verdade nas redes comprometendo a boa imagem de quem diuturnamente cuida de nosso agronegócio. Apenas com vários processos esta gente irá se dar conta de que é necessária muita responsabilidade para falar ao público e só então eles se preocuparão com a qualidade das informações divulgadas.
    Grande abraço à equipe do Agro News e aos amigos leitores.

  3. Anitta não confundiu nada. Simplesmente foi uma demonstração de burrice.
    Qualquer criança do ensino fundamental sabe sobre reprodução e Anitta faltou as aulas ou é burra mesmo (me desculpe os muares pela comparação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar