Reclamações contra concessionária de água e esgoto de Cuiabá/MT podem ser feitas on-line

Consumidores podem registrar suas demandas pela internet. Inclusão da concessionária é uma conquista para o Procon e para a população

A concessionária de água e esgoto da Capital, “Águas Cuiabá”, está na plataforma de reclamação on-line www.consumidor.gov.br . A partir de agora, os consumidores já podem registrar reclamações relacionadas à empresa diretamente pela internet, sem precisar sair de casa. Atualmente, de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), 80% das demandas registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas, que respondem as reclamações dos consumidores em um prazo médio de sete dias.

O sistema não interfere na atuação do Procon-MT e do Procon Municipal de Cuiabá, que continuam com o serviço de registro de reclamações presencial. O www.consumidor.gov.br é uma opção a mais para o cidadão e uma facilidade, já que é possível registrar a reclamação nos sete dias da semana e a qualquer hora do dia, explica o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Edmundo Taques.

Siga-nos no facebook e instagram

De acordo com o secretário, há algum tempo, já que a equipe do Procon Estadual tem negociado com a concessionária a inclusão da “Águas Cuiabá” no www.consumidor.gov.br .

“Foram realizadas diversas reuniões entre representantes dos dois órgãos, com esse objetivo. Essa é uma conquista importante para toda a população de Capital, pois a área ‘Água e Esgoto’ é uma das mais demandadas no Procon-MT”, salienta.

Pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que corresponde ao atendimento presencial realizado no Procon, a área “Serviços Essenciais” é a mais reclamada pela população, sendo que o assunto “Água e Esgoto” é o segundo com mais demandas, perdendo apenas para o assunto “Energia Elétrica”. No ranking do mês de março de 2020, por exemplo, foram registradas 223 reclamações sobre o fornecimento de água e esgoto. Deste total, 215 são contra a concessionária “Águas Cuiabá”.

Consumidor.gov.br

Disponível aos brasileiros desde junho de 2014, o www.consumidor.gov.br proporciona a interlocução direta, rápida e sem burocracia entre consumidores e fornecedores. A ferramenta é monitorada pela Senacon, do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade. A participação das empresas é voluntária e somente é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados.

Saiba mais sobre o consumidor.gov.br e como fazer suas reclamações on-line clicando aqui.

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/atencao-produtor-rural-para-os-prazos-da-vacinacao-contra-a-febre-aftosa/

Por Assessoria PROCON/MT

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

7 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

11 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

11 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

12 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

15 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

15 horas ago