O novo quadro Publicações da Semana – que faz parte da nova programação do Terra Sul, programa de televisão da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) em parceria com a Emater/RS-Ascar – apresenta a cada semana uma publicação técnica.

Para esta próxima edição será apresentado o Cultivo de soja e milho em terras baixas do Rio Grande do Sul, que reúne orientações técnicas e os avanços científicos para a produção em bases sustentáveis dessas culturas no Estado do Rio Grande do Sul. A publicação é apresentada no programa e também está disponível para conhecimento na livraria virtual da Embrapa.

A publicação

Cultivo de soja e milho

Título reúne profissionais de instituições de pesquisa e ensino para apresentar indicações de como conduzir uma lavoura de soja e de milho em terras baixas, principalmente em áreas onde o arroz já é cultivado.

Este título indica como conduzir uma lavoura de soja e de milho em terras baixas, principalmente em áreas onde o arroz já é cultivado, de maneira a se estabelecer rotação ou sucessão de culturas. Na parte de manejo de pragas e doenças e de plantas daninhas, o livro recomenda como realizar o processo, levando em consideração os produtos permitidos para cada uma das culturas. Com 341 páginas, a publicação é dividida em 14 capítulos, abordando Descrição climática da região; Solos de várzeas e terras baixas, Irrigação e drenagem para cultivo de soja e milho; Plantio direto; Manejo da fertilidade do solo para cultivo de soja e milho; Cultivares de soja; Cultivares de milho; Manejo de insetos-praga em milho e soja; Manejo de doenças em soja; Manejo de doenças em milho; Manejo de plantas daninhas em soja e milho; Rotação e sucessão de culturas; Mecanismos morfofisiológicos de tolerância ao estresse por encharcamento do solo; e Avanços biotecnológicos para o desenvolvimento da tolerância de soja e milho ao estresse por encharcamento do solo.

Veja também  Chuvas ainda irregulares nesta semana em MT

A autoria da obra fica a cargo, além da Embrapa Clima Temperado, de pesquisadores da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), Embrapa Soja (Londrina, PR), Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul), Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Pelotas, (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Acesso virtual

Para ter acesso a lista completa de publicações, basta acessar também o site: https://www.embrapa.br/clima-temperado/publicacoes

Por: Cristiane Betemps com colaboração de Laura Amaral – Embrapa Clima Temperado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: