Programa Ciclos é lançado com reconhecimento de agências da ONU

Ação visa transformar economia do Estado em sustentável, inclusiva e produtiva.

As agências internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) que estiveram presentes na tarde desta quinta-feira (10.11), no Palácio Paiaguás, para lançar junto com o Governo do Estado o programa Ciclos – Parceria para Economia Verde (PEV-MT), foram unânimes em afirmar que Mato Grosso está na vanguarda na busca por uma economia inclusiva e sustentável.

Peter Poshen, diretor da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), foi um dos representantes da ONU que ressaltaram a capacidade do estado de buscar transformar sua matriz econômica, com o objetivo de torná-la sustentável e inclusiva. Todos os quesitos são trabalhados com base no Ciclos, programa conduzido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

“Mato Grosso está claramente na vanguarda, já assumindo essa capacidade de pensamento de conservar e incluir. A economia autossustentável traz a habilidade de gerar mais e melhores empregos e isso poderá ser avaliado aqui. É um privilégio trabalhar com o Governo de Mato Grosso e estamos ansiosos para colaborar com o futuro de vocês”, enfatizou Poshen.

O Programa Ciclos surgiu a partir da Parceria para Ação Pela Economia Verde (Page), uma iniciativa global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), OIT, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar).

Trata-se de uma frente de ações que contribuem para transformar a matriz econômica de um estado, promovendo a sustentabilidade ambiental, a geração de trabalho decente e promoção do bem-estar do ser humano. Tudo isso é feito com base na criação de condições para favorecer o investimento em ativos econômicos verdes, mão-de-obra qualificada e boa governança.

O titular da Setas, Valdiney de Arruda, falou sobre como o programa deverá funcionar no estado. “Essas ações agem como ciclos de benefícios que beneficiam toda uma cadeia da sociedade. A iniciativa irá apoiar o Executivo na análise de opções de políticas de crescimento, além de fornecer apoio para a reformulação de políticas que auxiliem nessa transição”, completou.

As ações que forem desenvolvidas pelo Ciclos serão ainda amparadas por outras secretarias que compõem o Governo do Estado, de modo a fornecer ações integradas por diversos setores e para todas as frentes da sociedade. Secretarias de Cidades, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Planejamento, Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, e Justiça e Direitos Humanos estão entre os parceiros da ação governamental.

“Mato Grosso está dando um passo além. Desde o início do nosso mandato, temos afirmado que não deixaremos nenhum cidadão para trás e esse programa engloba isso. Queremos um futuro onde Mato Grosso produza muito, mas sempre preservando nosso território e cuidando das pessoas. Temos que produzir e conservar”, comentou o governador Pedro Taques.

Participaram ainda do lançamento o Chefe do Serviço de Economia e Comércio do Pnuma, Steven Stone, o Coordenador do Programa de Empregos Verdes e Trabalho Decente da OIT, Paulo Sérgio Muçouçah, o sociólogo e estudioso da Economia Verde, Valdir Bündchen, o Coordenador do Page no Peru, Miguel Angel Beretta, além do corpo de secretários do Governo do Estado.

Histórico

Batizado pelo Governo de Mato Grosso como Ciclos, o programa foi lançado pelas agências da ONU como Page e foi criado em resposta a um apelo feito à ONU durante o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, ainda em 2012, para que o organismo apoiasse os países interessados na transição para economias mais verdes.

O Page é um programa que reúne ferramentas de análise para realizar diagnósticos, projeções, fornecer apoio técnico para a reformulação de políticas públicas setoriais e auxiliar na construção das capacidades individuais e institucionais.

Por isso, a parceria com o Executivo tem como um dos objetivos principais a promoção da igualdade de oportunidades e tratamento de gênero e raça no trabalho, além da promoção de trabalho decente para os jovens, entre outros públicos vulneráveis, trabalho já realizado em Mato Grosso, por meio do programa Emprega Rede.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

5 dias ago