Produção de açúcar aumenta na 1ª quinzena

A produção de açúcar do centro-sul do Brasil, o maior produtor mundial do adoçante, aumentou mais do que o esperado na primeira quinzena de maio, com usinas conseguindo manter um bom ritmo apesar de alguns dias perdidos por chuvas

Os números pressionaram os preços do açúcar bruto em Nova York nesta sexta-feira. O contrato julho recuava 2,75 por cento, às 12:08 (horário de Brasília).

As usinas centro-sul produziram 2,1 milhões de toneladas na primeira quinzena, ante 1,12 milhão de toneladas na quinzena anterior e versus 2,07 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior, apontou a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) nesta sexta-feira.

As estimativas de mercado para a produção de açúcar estavam abaixo de 2 milhões de toneladas.

As usinas moeram 38,461 milhões de toneladas de cana, ante 24,091 milhões de toneladas na segunda quinzena de abril, mas um aumento na comparação com as 39,69 milhões de toneladas do mesmo período do ano passado, informou a Unica.

Os analistas também esperavam um esmagamento de cana menor, abaixo de 37 milhões de toneladas. A Platts, por exemplo, projetou 36,15 milhões de toneladas.

As usinas produziram 1,48 bilhão de litros de etanol no início de maio, contra 1,62 bilhão de litros no mesmo período do ano anterior.

Isso mostrou a preferência pela produção de açúcar, apesar de recentes comentários sobre uma melhora na receita de etanol no mercado local.

Quase 47 por cento da cana foi destinada ao açúcar no início de maio, em comparação com 44 por cento na temporada passada.

QUEDA NO ACUMULADO DA SAFRA

No acumulado da safra 2017/2018 até 15 de maio, a moagem somou 80,28 milhões de toneladas, contra 108,86 milhões de toneladas verificadas no mesmo período do ciclo anterior.

“Persiste, portanto, o atraso de quase 30 milhões de toneladas no processamento de cana, com impactos negativos nas produções de açúcar e etanol”, disse a Unica.

No caso do açúcar, informou a associação, a produção por tonelada de cana no início desta safra está praticamente idêntica àquela registrada no mesmo período do ciclo anterior: 49,07 kg de açúcar por tonelada de cana em 2017, contra 48,89 kg registrados até 15 de maio de 2016.

Como consequência da estagnação da produção de açúcar por tonelada de matéria-prima e do atraso da moagem, a quantidade de açúcar alcançou 3,94 milhões de toneladas no acumulado da atual safra, significativamente abaixo das 5,32 milhões de toneladas no mesmo período 2016/2017.

Em relação ao etanol, a produção somou 3,10 bilhões de litros entre abril até 15 de maio de 2017, sendo 1,14 bilhão de litros de anidro e 1,96 bilhão de litros de hidratado. “Esse volume é sensivelmente inferior aos 4,40 bilhões de litros registrados no último ano.”

Fonte: Reuters

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

6 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

6 dias ago