Como elevar a produção e a produtividade agrícola no Cerrado brasileiro, de forma sustentável, até 2040?
Esta é uma das questões a serem discutidas por pesquisadores, professores, estudantes, agricultores , empresários rurais e tomadores de decisão, que estarão reunidos nos dias 14 e 15 de agosto, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília.
Com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas e apoiar agendas estratégicas de pesquisa e inovação voltadas para o desenvolvimento agrícola no Bioma, o I Seminário para construção de cenários para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Cerrado brasileiro 2019/2040 faz parte das ações do projeto Dinacer – Dinâmica Agrícola do Cerrado Brasileiro: análises, projeções e cenários futuros, coordenado pela Embrapa.
A partir da organização de informações sobre a dinâmica agrícola das últimas décadas (1940 – 2018), serão analisados aspectos como expansão, retração, transição e intensificação das atividades rurais no segundo maior bioma do Brasil, que abrange uma área de cerca de 200 milhões de hectares, o equivalente a 20 por cento da extensão territorial do País.
Estarão presentes à abertura do evento o diretor de Inovação e Negócios da Embrapa, Cleber Soares, o pesquisador Eduardo Assad, da Embrapa Informática Agropecuária, o coordenador do Dinacer, pesquisador Edson Bolfe, e a professora da pós-graduação da Faculdade Mackenzie, Elaine Marcial, membro da Rede Brasileira de Prospectiva e da World Future Society (WFS).
Serviço
Dia 14 de agosto
Abertura – 9h – Diretor de Inovação e Negócios, Cleber Soares, o coordenador do Dinacer, pesquisador Edson Bolfe, e a professora da pós-graduração da Faculdade Mackenzie, Elaine Marcial.
9h20 – Palestra Provocações sobre o desenvolvimento sustentável no Cerrado – Pesquisador Eduardo Assad (Embrapa Informática Agropecuária)
10h – Debate
10h20 às 17h – Oficinas
Dia 15 de agosto
9h – Oficina Dinâmica Agrícola do Cerrado Brasileiro – Cenários 2040
Encerramento – 15h – Encaminhamentos – Elaine Marcial, Edson Bolfe e Edson Sano
Local – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte – final
Embrapa Sede – bloco D – auditório Biomas
Atendimento à imprensa
Kátia Marsicano – 3448 1861
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.