No primeiro semestre de 2019, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do Estado (Procon-MT) registrou 17.546 reclamações em Mato Grosso, quase 5% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Deste montante, 11.010 foram registradas de forma presencial e outras 6.536 de modo online, pela plataforma www.consumidor.gov.br.
Pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que corresponde aos atendimentos presenciais, a área “Serviços Essenciais” foi a mais reclamada do primeiro semestre de 2019, com 6.296 reclamações. Em seguida vem a área “Assuntos Financeiros”, com 1.832 registros; seguida de “Serviços Privados”, com 1.228 atendimentos.
Ainda no ranking semestral do Sindec, a área “Produtos”, ocupa o quarto lugar, com 1.222 registros. Em quinto aparece “Alimentos”, com 166 procedimentos, e em sexto, com 177 registros, a área “Saúde”. Em último lugar, com 89 registros, está “Habitação”.
*Ranking semestral do Consumidor.gov, ver tabela 1.
Ranking mensal
Em junho foram registradas pelo Procon-MT 2.899 reclamações de consumidores. Deste total, foram 1.842 registros pelo Sindec, enquanto que no atendimento online, pela plataforma www.consumidor.gov.br, registrou-se 1.057 reclamações.
No Sindec, em junho, a área “Serviços Essenciais” também se manteve na liderança de reclamações, com 1.051 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores ainda é “Energia Elétrica”, que fechou junho com 581 registros. Em relação à energia, o problema mais reclamado é “cobrança indevida/abusiva”, com 306 reclamações.
Na sequência de assuntos, aparecem a área “Água/Esgoto”, com 257 registros; seguido de “Telefonia Celular”, com 132 reclamações. Nesses dois assuntos, a cobrança indevida também se mantém como problema mais frequente apresentado pelos consumidores.
O segundo lugar é ocupado pela área “Assuntos Financeiros”, que apresentou em junho 326 reclamações, sendo: 88 registros para “Banco Comercial”, 82 para “Cartão de Crédito” e 70 para “Financeira”.
A área “Serviços Privados” ficou na terceira posição, com 213 registros. No assunto “TV Por Assinatura” foram registradas 53 reclamações. “Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)” foram 39 e “Informática (Provedor de Acesso a Internet)” 25 registros.
Na quarta posição aparece “Produtos”, com 206 registros. Já a área “Saúde” subiu para o quinto lugar do ranking, com 26 reclamações. Em seguida aparece “Habitação” com 14 registros. Na sétima e última posição do ranking está “Alimentos”, com seis registros.
*Ranking de junho do Consumidor.gov, ver tabela 2.
Tabela 1. Ranking Semestral/ www.consumidor.gov.br:
De 01 de janeiro a 30 de junho de 2019, o Procon-MT registrou 6.536 reclamações pela plataforma www.consumidor.gov.br :
Posição | Área | Nº de reclamações |
1º | Telecomunicações | 2.586 |
2º | Serviços Financeiros | 2.007 |
3º | Produtos de Telefonia e Informática | 600 |
4º | Transportes | 492 |
5º | Demais Serviços | 264 |
6º | Demais Produtos | 253 |
7º | Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos | 203 |
8º | Turismo/Viagens | 59 |
9º | Saúde | 57 |
10º | Alimentos | 09 |
11º | Água, Energia e Gás | 04 |
12º | Educação | 01 |
13º | Habitação | zero |
Tabela 2. Ranking de junho/ www.consumidor.gov.br :
Em junho de 2019, o Procon-MT registrou 1.057 reclamações pelo www.consumidor.gov.br :
Posição | Área | Nº de reclamações |
1º | ‘Telecomunicações’ | 393 |
2º | Serviços Financeiros | 345 |
3º | Transportes | 89 |
4º | Produtos de Telefonia e Informática | 84 |
5º | Demais serviços | 55 |
6º | Demais produtos | 39 |
7º | Produtos eletroeletronicos e eletrodomesticos | 26 |
8º | Saúde | 14 |
9º | Turismo/Viagens | 10 |
10º | “Alimentos” e “Água, Energia e Gás” | 01 |
Por José Augusto Corrêa/ Procon-MT
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