Objetivo é promover a produção de vinhos, espumantes e o suco de uva nacional
O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, recebeu ontem (26), na sede do ministério, o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló, e o diretor de Relações Institucionais da entidade, Carlos Paviani, que estão em Brasília para promover a primeira edição da Feira Internacional do Vinho, feira que ocorrerá em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, entre os dias 26 e 29 de setembro próximo.
O objetivo da feira, que terá a sua primeira edição neste ano, é a de promover a produção de vinhos, espumantes e o suco de uva nacional. Embora tenha o objetivo de comercialização e divulgação desses produtos, o enoturismo também está na agenda da Ibravin, disse o seu presidente. Segundo Ló, não existe uma grande feira do setor na América do Sul e a intenção da entidade é a de transformar o evento em um grande encontro entre produtores e aficionados da bebida. As feiras mais importantes do mundo do setor estão na Europa, que é o maior produtor e consumidor mundial de vinhos e espumantes.
Mesmo não tendo grande expressão como consumidor de vinhos – o Brasil ocupa a 16ª posição internacional como produtor de uvas para a produção de vinhos e espumantes, 26ª na elaboração de vinhos e espumantes e 18ª em área cultivada – o país registrou um salto de 169% em sua produção no ano passado, chegando a 3,4 milhões de hectolitros, segundo dados da Organização Internacional de Vinha e do Vinho (OIV).
O consumo do brasileiro ainda é pequeno, quando comparado a outros países com mais tradição no consumo da bebida. A população consome em média 1,8 litro per capita ao ano, enquanto os líderes portugueses consumiram 54 litros/ano, os franceses 51,8 litros/ano e os italianos 41,5 litros/ano, em 2017, segundo a OIV.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor brasileiro de uvas para a produção de vinhos, espumantes e sucos de uvas. Os gaúchos respondem por cerca de 90% da produção brasileira de uvas para a produção de vinhos e espumantes que estão concentrados na Serra Gaúcha. No país, 12 estados produzem uvas para fazer as bebidas.
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.