Previsão do tempo: região norte se destaca com o maior volume de chuva

Precipitações foram decorrentes da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou levantamento dos principais fenômenos meteorológicos que atuaram no Brasil em março de 2025.

Entre os destaques, estão as chuvas expressivas nas regiões Norte e parte da região Nordeste, principalmente no Maranhão (Figura 1 – tons em azul), onde os acumulados superaram a média histórica. Além disso, serão abordadas a elevação das temperaturas, que registraram valores acima da média no Centro-Sul do Brasil.

As condições atmosféricas típicas de transição entre o final do verão e o início do outono favoreceram a ocorrência de chuvas expressivas nos estados do Pará, Amazonas e Maranhão. Estes eventos de precipitação foram, em grande parte, associados à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que influenciou fortemente estas áreas durante o período. 

No restante do Brasil, especialmente ao longo da faixa que se estende do interior da Região Nordeste, passando pelo Centro-Oeste e Sudeste até o Sul, os acumulados de chuva ficaram abaixo de 120 mm (Figura 1 – tons verde claro e amarelo).

Figura 1 – Mapa do acumulado de precipitação (mm) nos últimos 31 dias de março (áreas mais chuvosas em azul escuro que vai diminuindo o volume de chuva indicado pela gradação do azul claro, passando pelo verde escuro/claro até os tons laranja/amarelo)

Temperatura

O mês de março foi marcado por temperaturas máximas acima da média no interior da Região Nordeste, leste da Região Centro-Oeste, oeste da Região Sudeste e Região Sul. Entre os dias 01 e 08 de março, uma onda de calor afetou o Rio Grande do Sul, com registros de temperaturas máximas próximas à 40°C em algumas localidades (Figura 2).

No dia 03/03, por exemplo, a estação meteorológica de Santiago (RS) registrou temperatura máxima de 40,5°C, superando o recorde anterior de 38,2°C, que havia sido registrado em 2020. Outro destaque foi em São Borja (RS), onde a temperatura foi de 40,0°C, superior ao recorde histórico de 38,7°C, também registrado em 2020.

No dia 04/03, a localidade de Quaraí (RS) registrou 38,5°C, com uma diferença de apenas 0,3°C do recorde registrado em 2020. Na parte central do Brasil também foram observadas temperaturas elevadas. Em Porto Murtinho (MG), no dia 07/03/2025, a máxima foi de 39,4°C, levemente acima do recorde de 39,0°C, ocorrido em 2009. Já em Itaboim (MG), a temperatura foi de 40,0°C, bem próximo ao recorde de 40,1°C ocorrido em 2013. Clique aqui e acompanhe diariamente a previsão do tempo.

Figura 3: Comparação da Temperatura Máxima (°C) de março de 2025 (laranja escuro) e março – último recorde da série histórica (laranja claro)

AGRONEW É INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Notícias

Primeiro lote de ingressos para a 57ª Expoagro já está à venda

Estão abertas as vendas do primeiro lote de ingressos para os shows nacionais da 57ª…

4 horas ago
  • Notícias

Case IH anuncia 100% do seu portfólio renovado até 2028

Visitamos a fábrica da Case IH para conhecer antecipadamente 16 lançamentos que serão apresentadas na…

5 horas ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Parceria entre Sedec e empresa chinesa pode abrir mercado inédito para o DDG de Mato Grosso

Missão empresarial aproxima Mato Grosso da abertura do mercado chinês para pulses e DDG, impulsionando…

6 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: feriado de chuva e queda de temperatura na região Centro-Sul

Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo estão entre as áreas mais afetadas, segundo o…

7 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Suinocultura experimenta retomada nas cotações, confira!

No mercado do suíno, preço do vivo sobe com demanda em alta e oferta controlada,…

7 horas ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mato Grosso atinge recorde histórico no esmagamento de soja, confira!

Em um movimento que reforça a força industrial do agronegócio mato-grossense, o mês de março…

1 dia ago