Abílio sobe o tom, defende o setor agro e rechaça a presença inexpressiva de representantes da esquerda mato-grossense no cenário nacional. “Aqui na nossa terra a esquerda não se cria, porque aqui quem manda é o agro e o povo trabalhador… ”. Leia até o final e veja o trecho em que o prefeito fala sobre o ministro da agricultura.
Durante o Lançamento da 57ª Expoagro, ocorrido na noite desta quinta-feira (10), o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, em um tom direto e cheio de convicção, fez declarações que ecoaram pelo estado do Mato Grosso e talvez até pelo Brasil. Ele bateu no peito e afirmou, sem deixar margem para dúvidas, que “a capital do agro é Cuiabá”. Essa não é apenas uma afirmação isolada, mas o cerne de um discurso que busca resgatar e reafirmar a identidade da cidade como protagonista no setor que impulsiona a economia local e nacional.
Em suas palavras, carregadas de orgulho cuiabano, o prefeito argumenta que, apesar de outros municípios também terem forte presença no campo – e ele até os menciona, como Sinop, Sorriso e Lucas, dizendo que podem colocar suas placas –, é em Cuiabá que se encontra o “Centro Geodésico da América do Sul, aonde se concentra o maior centro de negócios da América do Sul para o agronegócio”. Essa centralidade geográfica e de negócios é, para Abílio, um fator incontestável que eleva Cuiabá ao status de capital do agro.
O prefeito não poupou palavras ao criticar aqueles que, no passado, tentaram desassociar Cuiabá do agronegócio. Para ele, essa visão é fruto de “estupidez, ignorância” e de um completo desconhecimento da cidade, do estado e da importância do setor agro. Ele enfatiza que o desenvolvimento de Cuiabá como uma grande cidade está intrinsecamente ligado ao sucesso do Mato Grosso como o maior produtor do país.
Para reforçar essa conexão, Abílio traz uma realidade vivenciada no dia a dia para o centro de sua catarse. Ele questiona a narrativa que ignora a contribuição do agronegócio na alimentação das crianças nas escolas, dizendo com firmeza: “Você tá vendo essa merenda aí? Não foi o MST que plantou não, meu filho. Se tem algum professor falando para você que foi MST, tá enganado. Tá vendo essa merenda? Esse arrozinho aí é o agro. Você tá vendo o óleo que tá usando para fazer a comida? É o agro. Você tá vendo o feijão que tá chegando no prato da população brasileira hoje. Feijão é o agro. É nosso agro. Você tá vendo a sua roupa de algodão aí na escola? É o agro. Você tá vendo o material didático? É o agro.”. Essa fala destaca como o agronegócio está presente em elementos básicos da vida, desmistificando visões ideológicas que tentam obscurecer essa realidade.
Em seu discurso, o prefeito também tece críticas à esquerda política no estado, afirmando que “Em Mato Grosso não tem nenhum prefeito do PT. Em Cuiabá não tem nenhum vereador do PT. Aqui na nossa terra a esquerda não se cria, porque aqui quem manda é o agro e o povo trabalhador”. Ele celebra o protagonismo do agronegócio e a cultura de trabalho enraizada na região.
Abílio também sobiu o tom e rechaçou a presença inexpressiva de representantes da esquerda no cenário nacional. “A esses também senadores em estado em instinção, dois senadores que não voltam mais, pode ir se despedindo, e que acha que ser ministro da agricultura, de governo petista é alguma coisa… pra nós b**** é a mesma coisa.”, critica o prefeito da capital.
Aperte o play no vídeo abaixo e confira esse trecho da sua fala.
O prefeito também aproveitou o momento para comentar sobre o lançamento da 57ª Expoagro, que será realizada de 10 a 20 de julho no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. Para ele, a Expoagro transcende a ideia de um simples evento de entretenimento. Ele a descreve como uma “vitrine tecnológica e de negócios”, um ambiente de “produção de riqueza, de valorizar o que a gente produz e valorizar o que a gente faz”. Abílio ressalta que “Expoagro não é só show. Show é o espírito que a gente tem dentro da feira. A Expoagro é tecnologia de ponta, é ambiente de negócios, é onde mostramos para o mundo a força do que produzimos”, completa.
AGRONEWS é informação para quem produz
Enquanto a quaresma aquece a demanda, produtores do Paraná enfrentam excesso de oferta e pressionam…
Conheça algumas raças de cachorros para quem vivem no campo Por isso, se você vive…
Com recorde de público e mais de R$ 10 bilhões em negócios, o evento foi…
Durante a 22ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, Goiás, tivemos a oportunidade de conhecer mais…
A Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso - Expoagro, evento já consagrado no…
Praga já tem ocorrência confirmada no Amapá e pode causar perdas de até 100% da…
This website uses cookies.