Os casamentos são cheios de tradições, que muitas vezes não entendemos, mas que acabamos por realizar para seguir o padrão e não deixar de lado nenhum detalhe desse dia tão especial.

Mas que tal entendermos uma dessas principais tradições: a chuva de arroz? Essa tradição é milenar e teve origem em terras chinesas, onde o arroz é um símbolo da prosperidade. Por isso, jogar arroz nos noivos é um ritual para desejar que eles tenham prosperidade em sua vida de casados.

Segundo a lenda, o gesto teve início quando um funcionário público na China antiga encomendou uma chuva de arroz para ser atirada sobre sua filha após sua cerimônia de casamento, demonstrando a todos sua riqueza e seu amor pela filha. A partir daí, o gesto se espalhou pelo mundo todo e passou a ser uma tradição.

 

O Arroz no continente asiático é a base da alimentação de muitos povos e tendo alguns verdadeira veneração pelo mesmo.

Os chineses respeitam tanto este cereal a ponto de não permitir que nem um grão seja desperdiçado. Para isto, criam seus filhos dizendo que ao sobrar arroz no prato, para cada grão uma mancha aparecerá no rosto da futura pessoa amada. Ainda falando da China, conta a lenda que ao cair uma tigela de arroz no chão, isto atrairá azar. Além disso, o talismã da fartura é representado pela figura do Buda sentado sobre três sacas de arroz.

Por tudo isto, o arroz tornou-se símbolo da vida e da fertilidade, o que explica a tradição popular de jogar arroz nos recém-casados para desejar-lhes sorte.

Veja também  Arroz: Orizicultores recuam e preço do casca sobe

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: