Plantio da soja em 2016/17 deve crescer 0,9%, projeta Safras

Os produtores brasileiros de soja deverão cultivar 33,488 milhões de hectares em 2016/17, a maior área da história, crescendo 0,9% sobre o total semeado no ano passado, de 33,181 milhões. A projeção faz parte do levantamento de intenção de plantio de SAFRAS & Mercado.

Com um possível aumento de produtividade, de 2.943 quilos para 3.101 quilos por hectare, a produção nacional tem chance de superar a casa de 100 milhões de toneladas, sendo estimada inicialmente em 103,364 milhões de toneladas, 6,4% superior à obtida em 2015/16, de 97,150 milhões de toneladas.

Na região Sul, a perspectiva é de manutenção da área no Paraná, com o milho voltando a ganhar alguma área devido ao preço. Pouca ou quase nenhuma área nova a ser aberta. No Rio Grande do Sul, algumas áreas novas podem ser exploradas. “A grande produtividade e rentabilidade desta safra devem incentivar os produtores novamente”, afirma o analista de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Roque.

No Centro-Oeste, o Mato Grosso tem possibilidade de crescimento leve, com aberturas de áreas novas, anteriormente direcionadas a pastagens. “Áreas de algodão podem migrar para soja”, indica o analist, acrescentando que em Goiás e no Mato Grosso do Sul áreas novas podem ser absorvidas.

No Sudeste, a boa safra deve incentivar o avanço sobre áreas novas em Minas e em São Paulo.

Nas regiões Norte e Nordeste, apesar das perdas, Maranhão e Tocantins devem ter novas áreas abertas para soja sobre pastagens degradas e realocação de reservas. Já na Bahia, as perdas assustaram os produtores, que devem manter a área ou elevar minimamente sobre a área de algodão. “Piauí deve ter uma queda razoável na área devido às perdas acumuladas. No Pará destaque para abertura de novas áreas sobre pastagens e reservas realocadas”, conclui.

AddThis Website Tools
Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz issoComo produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

2 horas ago
Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao BrasilLíder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

18 horas ago
Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no soloPrevisão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

21 horas ago
Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

22 horas ago
Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutasMercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

23 horas ago
Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivosMercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

1 dia ago